quinta-feira, 12 de março de 2009

"Eu não escrevo o que quero, escrevo o que sou."

"Se eu disser pra você que hoje acordei triste, que foi difícil sair da cama, mesmo sabendo que o sol estava se exibindo lá fora e o céu convidava para a farra de viver, mesmo sabendo que havia muitas providências a tomar, acordei triste e tive preguiça de cumprir os rituais que faço sem nem prestar atenção no que estou sentindo, como tomar banho, colocar uma roupa, ir pro computador, sair pra compras e reuniões – se eu disser que foi assim, o que você me diz? Se eu lhe disser que hoje não foi um dia como os outros, que não encontrei energia nem pra sentir culpa pela minha letargia, que hoje levantei devagar e tarde e que não tive vontade de nada, você vai reagir como?

Você vai dizer “te anima” e me recomendar um antidepressivo, ou vai dizer que tem gente vivendo coisas muito mais graves do que eu (mesmo desconhecendo a razão da minha tristeza), vai dizer pra eu colocar uma roupa leve, ouvir uma música revigorante e voltar a ser aquela que sempre fui, velha de guerra.
Você vai fazer isso porque gosta de mim, mas também porque é mais um que não tolera a tristeza: nem a minha, nem a sua, nem a de ninguém. Tristeza é considerada uma anomalia do humor, uma doença contagiosa, que é melhor eliminar desde o primeiro sintoma. Não sorriu hoje? Medicamento. Sentiu uma vontade de chorar à toa? Gravíssimo, telefone já para o seu psiquiatra.

A verdade é que eu não acordei triste hoje, nem mesmo com uma suave melancolia, está tudo normal. Mas quando fico triste, também está tudo normal. Porque ficar triste é comum, é um sentimento tão legítimo quanto a alegria, é um registro de nossa sensibilidade, que ora gargalha em grupo, ora busca o silêncio e a solidão. Estar triste não é estar deprimido.

Depressão é coisa muito séria, contínua e complexa. Estar triste é estar atento a si próprio, é estar desapontado com alguém, com vários ou consigo mesmo, é estar um pouco cansado de certas repetições, é descobrir-se frágil num dia qualquer, sem uma razão aparente – as razões têm essa mania de serem discretas.

“Eu não sei o que meu corpo abriga/ nestas noites quentes de verão/ e não me importa que mil raios partam/ qualquer sentido vago da razão/ eu ando tão down...”

Lembra da música? Cazuza ainda dizia, lá no meio dos versos, que pega mal sofrer. Pois é, pega mal. Melhor sair pra balada, melhor forçar um sorriso, melhor dizer que está tudo bem, melhor desamarrar a cara.

“Não quero te ver triste assim”, sussurrava Roberto Carlos em meio a outra música. Todos cantam a tristeza, mas poucos a enfrentam de fato.

Os esforços não são para compreendê-la, e sim para disfarçá-la, sufocá-la, ela que, humilde, só quer usufruir do seu direito de existir, de assegurar seu espaço nesta sociedade que exalta apenas o oba-oba e a verborragia, e que desconfia de quem está calado demais.

Claro que é melhor ser alegre que ser triste (agora é Vinícius), mas melhor mesmo é ninguém privar você de sentir o que for. Em tempo: na maioria das vezes, é a gente mesmo que não se permite estar alguns degraus abaixo da euforia.

Tem dias que não estamos pra samba, pra rock, pra hip-hop, e nem pra isso devemos buscar pílulas mágicas para camuflar nossa introspecção, nem aceitar convites para festas em que nada temos para brindar. Que nos deixem quietos, que quietude é armazenamento de força e sabedoria, daqui a pouco a gente volta, a gente sempre volta, anunciando o fim de mais uma dor – até que venha a próxima, normais que somos."

A TRISTEZA PERMITIDA (Marta Medeiros)




Ventania !!!!





"Havia a levíssima embriaguez de andarem juntos, a alegria como quando se sente a garganta um pouco seca e se vê que, por admiração, se estava de boca entreaberta: eles respiravam de antemão o ar que estava à frente, e ter esta sede era a própria água deles. Andavam por ruas e ruas falando e rindo, falavam e riam para dar matéria peso à levíssima embriaguez que era a alegria da sede deles.

Por causa de carros e pessoas, às vezes eles se tocavam, e ao toque - a sede é a graça, mas as águas são uma beleza de escuras - e ao toque brilhava o brilho da água deles, a boca ficando um pouco mais seca de admiração.

Como eles admiravam estarem juntos! Até que tudo se transformou em não. Tudo se transformou em não quando eles quiseram essa mesma alegria deles. Então a grande dança dos erros. O cerimonial das palavras desacertadas. Ele procurava e não via, ela não via que ele não vira, ela que, estava ali, no entanto. No entanto ele que estava ali. Tudo errou, e havia a grande poeira das ruas, e quanto mais erravam, mais com aspereza queriam, sem um sorriso. Tudo só porque tinham prestado atenção, só porque não estavam bastante distraídos.

Só porque, de súbito exigentes e duros, quiseram ter o que já tinham. Tudo porque quiseram dar um nome; porque quiseram ser, eles que eram. Foram então aprender que, não se estando distraído, o telefone não toca, e é preciso sair de casa para que a carta chegue, e quando o telefone finalmente toca, o deserto da espera já cortou os fios. Tudo, tudo por não estarem mais distraídos. "

Clarice Lispector





A belissima atriz americana Carrol Baker, de decadas passadas.





"E durmo, a meu modo, sem sono nem repouso, esta vida vegetativa da
suposição, e sob as minhas pálpebras sem sossego paira, como a espuma
quieta de um mar sujo, o reflexo longínquo dos candeeiros mudos da rua.

Durmo e desdurmo."

Fernando Pessoa





Carol Morris, Miss USA e Miss Universo 1956. Carol foi a segunda americana a ser eleita Miss Universo.




Uma beleza este Video! Fantastico!
A Fabulous Video!

CARMEN MIRANDA - "BRAZIL"

In this edition, a splice of Brazil's two great music classics, "Aquarela do Brasil" (sung by Aloysio Oliveira --leader of the Miranda's Boys band- and Carmen Miranda) and "Tico Tico no Fubá" instrumental...






A linda Celice Marques, Miss Para e Miss Brasil 1982. Celice foi semifinalista no Miss Universo 1982.





"Eu não escrevo o que quero, escrevo o que sou."
Clarice Lispector





Dayanara Torres, Miss Puerto Rico e Miss Universo 1993




"Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..."
Clarice Lispector





A maravilhosa atriz britanica Deborah Kerr, grande atriz e estrela de muitos filmes inesqueciveis, em decadas passadas.





"Permita que eu feche os meus olhos,
pois é muito longe e tão tarde!
Pensei que era apenas demora,
e cantando pus-me a esperar-te.
Permita que agora emudeça:
que me conforme em ser sozinha.
Há uma doce luz no silencio,e a dor é de origem divina.
Permita que eu volte o meu rosto para um céu maior que este mundo,
e aprenda a ser dócil no sonho como as estrelas no seu rumo"

(Cecília Meireles)





Sophia Loren, a belissima atriz italiano do cinema internacional. Uma atriz super talentosa, detentora de um premio "Oscar" da Academia de Cinema de Hollywood como melhor atriz por sua interpretacao no filme "Duas Mulheres" (Two Women), em que mostra todo o seu imenso talento.





Pedro Abrunhosa - Quem Me Leva Os Meus Fantasmas




"Quem me leva os meus fantasmas? "

"É o grito íntimo de um homem, o grito de uma cidade, do país, é o grito do mundo.
Quem me leva os meus fantasmas?
A canção nasce de uma viagem nocturna pelas ruas do Porto, e atravessa todas as fronteiras.

É a história de um sem-abrigo, de um operário que vai ser despedido, de uma criança assassinada na Faixa de Gaza.
É a história da miséria interior, de cada pessoa e de todos.
É as notícias dos jornais, que estão cheios de canções.

É o grito do mundo.
É a pergunta que todos fazem.

Aquele era o tempo
Em que as mãos se fechavam
E nas noites brilhantes as palavras voavam,
E eu via que o céu me nascia dos dedos
Ea Ursa Maior eram ferros acessos.

Marinheiros perdidos em portos distantes
Em bares escondidos, em sonhos gigantes.

E a cidade vazia, da cor do asfalto,
E alguém me pedia que cantasse mais alto.

Quem me leva os meus fantasmas
Quem me salva desta espada,
Quem me diz onde é a estrada?
Quem me leva os meus fantasmas
Quem me leva os meus fantasmas
Quem me salva desta espada,
Quem me diz onde é a estrada?

Aquele era o tempo
Em que as sombras se abriam,
em que os homens negavam
O que outros erguiam.

E eu bebia da vida em goles pequenos,
Tropeçava no riso, abraçava venenos.

De costas voltadas não se vê o futuro
Nem o rumo da bala, nem a falha no muro.
E alguém me gritava, com voz de profeta.
Que o caminho se faz, entre o alvo e a seta.

Quem me leva os meus fantasmas
Quem me salva desta espada,
Quem me diz onde é a estrada?

Quem me leva os meus fantasmas
Quem me leva os meus fantasmas
Quem me salva desta espada,
Quem me diz onde é a estrada?

De que serve ter o mapa
Se o fim está traçado,
De que serve a terra à vista
Se o barco está parado,
De que serve ter a chave
Se a porta está aberta,
De que servem as palavras
Se a casa está deserta?

Quem me leva os meus fantasmas
Quem me salva desta espada,
Quem me diz onde é a estrada?

Quem me leva os meus fantasmas
Quem me leva os meus fantasmas
Quem me salva desta espada,
Quem me diz onde é a estrada? "

Pedro Abrunhosa





Stella Marquez, Miss Colombia e Miss Internacional 1960. A bonita Stella foi a primeira Miss Internacional a ser eleita.




"O Outro" - Clarice Lispector





Quem assusta quem?





"Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos se não fora
A mágica presença das estrelas!"

Mario Quintana - Espelho Mágico





Tucano, passaro brasileiro
Brazilian bird





"Amar é...
sorrir por nada e ficar triste sem motivos
é sentir-se só no meio da multidão,
é o ciúme sem sentido,
o desejo de um carinho;
é abraçar com certeza e beijar com vontade,
é passear com a felicidade,
é ser feliz de verdade!"

Albert Camus





"A derrota depende de nós, tanto quanto a vitória. Entretanto, a pior derrota é a de quem desanima. Não desanime jamais. Siga à frente corajosamente porque a vitória sorri somente àqueles que não param no meio da estrada. Saiba que a amizade é uma gota que pinga no cálice da vida para diminuir seu amargor. "






A bonita Lorena Garcia, Miss Rondonia, candidata a Miss Brasil 2009.




"A sede de ser completo deixou-me neste estado de mágoa inútil."

Fernando Pessoa




"Na verdade, nao ha "Beleza" mais autentica do que a "Sabedoria" que encontramos e amamos em algum individuo, quando, prescidindo do seu rosto, que pode ser feio ou bonito, e sem atentar, de fato, para sua aparencia soh, buscamos sua beleza interior."


"A "Beleza" do mundo eh tudo aquilo que aparece em seus elementos singulares, como as estrelas no ceu, os passaros no ar, os peixes na agua, os homens sobre a terra......"




"Separo-me de mim e vejo que sou um fundo dum poço."

Fernando Pessoa





Trilha Sonora Original do filme americano "A Missao" (The Mission) (1986),interpretado por Jeremy Irons, Robert de Niro e Liam Nelson, todo filmado nas Cataratas do Iguassu, cuja música foi composta por Ennio Morricone com o titulo: "Gabriel's Oboe", ...

Banda Sonora Original de la película "La Misión" (1986),interpretada por Jeremy Irons, Robert de Niro y Liam Nelson, cuya música está compuesta por Ennio Morricone bajo el título "Gabriel's Oboe", ...

Uma beleza de filme! Uma musica maravilhosa!



"Aprendi....
Que amores eternos podem acabar em uma noite;
Que grandes amigos podem se tornar ferrenhos inimigos;
Que o amor, sozinho, nao tem a forca que imaginei;
Que ouvir aos outros eh o melhor remedio e o pior veneno;
Que a gente nunca conhece uma pessoa de verdade,
afinal gastamos uma vida inteira para conhecermos a nos mesmos;
Que confianca nao eh uma questao de luxo, e sim de sobrevivencia;
Que os poucos amigos que te apoiam na queda,
sao muito mais fortes do que os muitos que te empurram;
Que o "nunca mais" nunca se cumpre;
Que o "para sempre" sempre acaba;
Que ainda nao inventaram nada melhor do que colo de mae desde que o mundo
eh mundo;
Que vou sempre me surpreender, seja com os outros ou comigo;
Que vou cair e levantar milhoes de vezes......
e ainda nao vou ter aprendido tudo."

"Autor desconhecido"





ENIGMA
Lord of The Rings / Harry Potter - "Return to Innocence"
it's "return to innocence" by "Enigma".




"Me dá um tempo
Não quero morrer com esse amor dentro do peito
Que arde e queima feito brasa
Que quase a saudade meu coração rasga

Me da um tempo Senhor
Para que eu possa pelo menos
Amenizar esse amor
E deixar de lado tamanha dor

Me dá um tempo
Para eu poder deixar no coração de quem tanto amo
Um simples motivo para não morrer ali
A lembrança de tudo o que com ele vivi

Me dá um tempo
Apenas para eu poder partir
Com o coração vazio
Sem dizer que não queria ir

Me dá um tempo Senhor
Eu não quero morrer agora
Levando um grande amor
Num coração de poeta
Que chora

Me dá um tempo
O suficiente para eu me encontrar
Por tantos desvios no meu caminho
E poder mais perto do Senhor chegar

Me dá um tempo
Nem que seja de um segundo
Para eu poder me despedir
Do maior amor do mundo"

Jorge Luiz Vargas




"ESSE TAL DE AMOR EXISTE?
Existe nada! O unico amor em que eu acredito eh o amor de mae. Ela eh o unico ser que realmente sabe amar incondicionalmente...."



"QUANDO ME AMEI DE VERDADE"

"Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstãncia, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato.
E, então pude relaxar.
Hoje sei que isso tem nome...Auto-estima.

Quando me amei de verdade, pude perceber que a minha angústia, meu sofrimentoemocional, não passa de um sinal de que estou indo contra as minhas verdades.
Hoje sei que isso é... Autenticidade.

Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento. Hoje chamo isso de ...Amadurecimento.

Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo. Hoje sei que o nome disso é...Respeito.

Quando me amei de verdade, comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável. Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse pra baixo. De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo. Hoje sei que chama-se ...Amor- próprio.

Quando me amei de verdade, deixei de temer meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro.
Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.Hoje sei que isso é...
Simplicidade.

Quando me amei de verdade, desisti de querer ter razão e, com isso errei muito menos vezes. Hoje descobria...Humildade.

Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de me preocupar com o futuro. Agora me mantenho no presente, que é onde a vida acontece. Hoje vivoum dia de cada vez...Isso é ...Plenitude.

Quando me amei de verdade, percebi que a minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando eu a coloco a srviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.Tudo isso é ...Saber viver!!

Não devemos ter medo dos confrontos...
Até os planetas se chocam e do céu nascem as estrelas."

CHARLES CHAPLIN





"PIAF - UM HINO AO AMOR" -
Magnifico! Emocionante!



Composição: Edith Piaf e Marguerite Monnot (Versão) Odayr Marsano

"Se o azul do céu escurecer
E a alegria na terra fenecer
Não importa, querido
Viverei do nosso amor

Se tu és o sonho dos dias meus
Se os meus beijos sempre foram teus
Não importa, querido
O amargor das dores desta vida

Um punhado de estrelas no infinito irei buscar
E a teus pés esparramar
Não importa os amigos, risos, crenças de castigos
Quero apenas te adorar

Se o destino então nos separar
Se distante a morte te encontrar
Não importa, querido
Porque morrerei também

Um punhado de estrelas no infinito irei buscar
E a teus pés esparramar
Não importa os amigos, risos, crenças de castigos
Quero apenas te adorar

Quando enfim a vida terminar
E dos sonhos nada mais restar
Num milagre supremo
Deus fará no céu te encontrar"






"O problema é da língua portuguesa!!!!!!"

"O marido, ao chegar em casa tarde da noite diz à mulher que já estava deitada :
- Querida, eu quero amá-la.
A mulher, que estava dormindo, com a voz embolada, responde:
- A mala... ah, não sei onde está,não! Use a mochila que está no
maleiro do quarto das crianças.
- Não é isso querida, hoje vou amar-te.
- Por mim, você pode ir até Júpiter, até Saturno e até à "p... que o
pariu", desde que me deixe dormir em paz..."



"Não basta ser Machista, tem que ser Grosso...."

1) O que você diz pra uma mulher com dois olhos roxos?
R: Nada, você já falou duas vezes.

2) Se sua mulher FICA vindo da cozinha toda hora pra te xingar, o que você Fez de errado ?
R: Errou no comprimento da corrente da coleira.

3) Como transformar uma gatinha num elefante?
R: Case com ela.

4) Porque mulher tem pés pequenos?
R: Pra encaixar melhor embaixo da pia e do fogão.

5) Como saber se uma mulher vai dizer algo inteligente?
R: Quando ela começa dizendo, uma vez um homem me disse.

6) Se seu cachorro está latindo no quintal e sua esposa gritando no jardim, Quem você deixa entrar primeiro?
R: O cachorro, claro, ele vai calar a boca assim que entrar.

7) Como se chama uma mulher que perdeu 95% da inteligência?
R: Divorciada.

8) Se sua mulher pedir mais liberdade ?
R:compre uma corda mais comprida.

9) Nem todas mulheres se realizam no fogão.
R:Muitas só encontram a felicidade No tanque.

10) Os homens são OS responsáveis por 99% dos acidentes de carro. Porque será ?
R: Emprestaram a chave para suas mulheres.

11) Mulher pequena é o ideal: Pq ?
R: dos males o menor !

12) Sabe quando a mulher vai conseguir conquistar um lugar ao Sol?
R: Quando inventarem cozinha com teto solar.

13) Qual o feminino de Deitadão no sofá, vendo televisão ?
R: Empezona na pia, lavando louça.

14) Por que a mulher não tem necessidade de aprender a dirigir?
R: Porque da cama à cozinha não é preciso ir de carro.

15) Por que a Estátua da Liberdade é mulher ?
R: Porque precisavam da cabeça oca para o mirante.

16) Qual é a parte mais comprida do corpo de uma mulher?
R: O cabo da vassoura.

17) Viu a última câmera fotográfica japonesa?
R: É tão rápida que pode fotografar uma mulher com a boca fechada.

==========================================================================

Nenhum comentário: