segunda-feira, 9 de março de 2009

A Alegria na Tristeza !

A Alegria na Tristeza

O título desse texto na verdade não é meu, e sim de um poema do uruguaio Mario Benedetti. No original, chama-se "Alegría de la tristeza" e está no livro "La vida ese paréntesis" que, até onde sei, permanece inédito no Brasil.

O poema diz que a gente pode entristecer-se por vários motivos ou por nenhum motivo aparente, a tristeza pode ser por nós mesmos ou pelas dores do mundo, pode advir de uma palavra ou de um gesto, mas que ela sempre aparece e devemos nos aprontar para recebê-la, porque existe uma alegria inesperada na tristeza, que vem do fato de ainda conseguirmos senti-la.

Pode parecer confuso mas é um alento. Olhe para o lado: estamos vivendo numa era em que pessoas matam em briga de trânsito, matam por um boné, matam para se divertir. Além disso, as pessoas estão sem dinheiro. Quem tem emprego, segura. Quem não tem, procura. Os que possuem um amor desconfiam até da própria sombra, já que há muita oferta de sexo no mercado. E a gente corre pra caramba, é escravo do relógio, não consegue mais ficar deitado numa rede, lendo um livro, ouvindo música. Há tanta coisa pra fazer que resta pouco tempo pra sentir.

Por isso, qualquer sentimento é bem-vindo, mesmo que não seja uma euforia, um gozo, um entusiasmo, mesmo que seja uma melancolia. Sentir é um verbo que se conjuga para dentro, ao contrário do fazer, que é conjugado pra fora.

Sentir alimenta, sentir ensina, sentir aquieta. Fazer é muito barulhento.

Sentir é um retiro, fazer é uma festa. O sentir não pode ser escutado, apenas auscultado. Sentir e fazer, ambos são necessários, mas só o fazer rende grana, contatos, diplomas, convites, aquisições. Até parece que sentir não serve para subir na vida.

Uma pessoa triste é evitada. Não cabe no mundo da propaganda dos cremes dentais, dos pagodes, dos carnavais. Tristeza parece praga, lepra, doença contagiosa, um estacionamento proibido. Ok, tristeza não faz realmente bem pra saúde, mas a introspecção é um recuo providencial, pois é quando silenciamos que melhor conversamos com nossos botões. E dessa conversa sai luz, lições, sinais, e a tristeza acaba saindo também, dando espaço para uma alegria nova e revitalizada. Triste é não sentir nada.

Martha Medeiros





Fernando Pessoa, o mestre da poesia.






"LIFE GODS": Gilberto Gil & Marisa Monte
This song is a very special construtive poem wrote/mix with the names of GOD (many languages and dialets) -- 77 names was selected from a main report of LIFE MAGAZINE -edition december 1990.
Belissimo Video!




"Tudo com o que eu me importo, me importa muito. Me suga, me leva, me atrai, se funde com tudo o que sou e me consome. Todo. Por inteiro. Sorte minha me doar tanto - e com tal intensidade - e ainda sair vivo dessa vida."

Fernanda Mello







A linda Francine Arruda, Miss Santa Catarina 2009. Santa Catarina esta de parabens pela belissima candidata que elegeu para disputar o Miss Brasil 2009. Se vencer, Francine irah disputar o Miss Universo.
Francine tem 18 anos e mede 1,79m. E eh linda "de viver"!




"Chega de reticências.
Ficar esperando.
Sofrendo.
Contando saudades.
Se o amor não é possível, o melhor é colocar um fim. E ponto."

Fernanda mello




"Dias Melhores virão e irão e virão novamente,
que a vida é ciclo e vício, a vida não chega ao fim
a vida volta ao princípio."

Paulo Ramos





A linda Taiza Thomsen, Miss Santa Catarina e Miss Brasil Mundo 2002. A bela Taiza disputou, com outras 87 Misses de muitos paises, o Miss World (Miss Mundo) 2002 em Abuja, Nigeria, que depois foi transferido para Londres, Inglaterra, devido a motivos politicos, mas nao conseguiu chegar a ser semifinalista.




Purifica o teu coração antes de permitires
que o amor entre nele, pois até o mel mais
doce azeda num recipiente sujo.

Pitágoras




"Os homens cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim e não encontram o que procuram. E, no entanto, o que eles buscam poderia ser achado numa só rosa."

Antoine de Saint Exupéry






DORIS DAY singing and JAMES CAGNEY and Cameron Mitchell (Piano)
Clip de filme " Love Me or Leave Me " (1959)
Doris Day, fabulosa, cantando.



" O que bloqueia a escritura amorosa, é a ilusão de expressividade"

François Wahl




Era uma vez, no "Mundo da Fantasia" !!!

Meu Deus!!!! Esqueceram de avisar ao "Pintinho" que o carnaval jah terminou!!! Ele ainda estah sambando!!! Ate quando, hem???




"O criador do espelho envenenou a alma humana."

Fernando Pessoa






Metâmeros

Vai passar, tu sabes que vai passar.
Talvez não amanhã, mas dentro de uma semana,
Um mês ou dois, quem sabe?
O verão está aí, haverá sol quase todos os dias,
e sempre resta essa coisa chamada"impulso vital".
Pois esse impulso às vezes cruel,
Porque não permite que nenhuma dor insista por muito tempo,
Me empurrará quem sabe para o sol, para o mar,
Para uma nova estrada qualquer e, de repente,
No meio de uma frase ou de um movimento
Me surpreenderás pensando algo assim como
"estou contente outra vez... "

(Caio Fernando Abreu)








A bela Sylvia Hitchcock, Miss USA e Miss Universo 1967.




"A maior riqueza do homem é a sua incompletude.
Nesse ponto sou abastado.
Palavras que me aceitam como sou - eu não aceito.
Não agüento ser apenas um sujeito que abre
portas, que puxa válvulas, que olha o relógio, que
compra pão às 6 horas da tarde, que vai lá fora,
que aponta lápis, que vê a uva etc. etc.
Perdoai.
Mas eu preciso ser Outros.
Eu penso renovar o homem usando borboletas."

(Manoel de Barros)







A magnifica atriz Susan Hayward, vencedora do premio "Oscar" da Academia de Cinema de Hollywood por seu desempenho brilhante no filme "Quero Viver" (I Want to Live! (1958).







Eros e Psique (Fernando Pessoa)
"Conta a lenda que..." Voz: Maria Bethânia







Maria Bethânia, a maior "interprete" da musica brasileira. Pura emocao, puro sentimento. Maria Bethania eh uma "Diva". A "Diva" da musica brasileira.
Maria Bethania is the best singer of the Brazilian song, besides Elis Regina.




"No travesseiro, meus pensamentos são seus."

Fernanda Mello




"Quero fazer de cada instante
Uma constante,
Sem chegada
Nem partida,
Para que nunca
Exista a dor
Duma despedida..."

Maria Sousa








A lindissima Sofia Rudieva, Miss Russia 2009, e a tambem russa Ksenyia Sukhinova, Miss World 2008 (Miss Mundo 2008).



“A perfeicão da pedra não vem com os golpes do martelo, mas com a dança e a canção da água”.
Tagore






A belissima Ksenyia Sukhinova, Miss Russia e Miss World 2008 (Miss Mundo 2008).



"O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente."

Fernando Pessoa





"Palminhas para voce! Todo grande "ator" merece ser aplaudido. E voce interpretou tao bem o seu papel que eu ate acreditei que fosse real...Foi perfeito!"





A "historinha" de "Esporádica" e "Assíduo":

"Esporádica" era uma jovem, belíssima, que vivia no reino de "Incerteza".
"Assíduo" era um príncipe, solitário, que vivia no reino, vizinho, de "Pontualidade". "Solidária", a mãe, extremosa, de "Assíduo", andava preocupada com ele. O rapaz já estava em idade de casar, mas, por alguma razão estranha, ainda não o fizera. Aliás, até ao momento nem sequer uma namorada tivera. "Transitório", o pai, dadivoso, de "Esporádica", tinha para com a filha, as mesmas preocupações. Certo dia, "Esporádica" levou "Pindérica", sua cadela, para passear no bosque entre os dois reinos. Encontrou-se, surpreendentemente, face a face, com "Assíduo".


Que por sua vez, andava naquelas paragens a passear seu próprio cão. Um Pitbull, bem manso, que atendia pelo nome de "Azeiteiro". Os jovens sentaram-se e encavacadamente tentaram conversar. Enquanto isso, "Azeiteiro" e "Pindérica" abanavam os rabos pelo bosque a fora… Falaram durante algum tempo e, de vez em quando, paravam para lamber uma parte qualquer do pelo ou dar umas coçadelas e muitas outras coisas que se pode esperar que aconteça entre príncipes e princesas. Mas a princesa não conseguia dormir, e então o príncipe contou-lhe uma história, depois de enchê-la de barbitúricos, mais ou menos assim:
“Era uma vez, dois piratas e um chinês. O chinês tinha um papagaio que contava uma história, mais ou menos assim:
“Era uma vez, dois piratas e um chinês. O chinês tinha um papagaio que contava uma história, mais ou menos assim: … Era uma vez dois piratas e…”

Paulo Ramos






A bela Fernanda Tavares, TOPMODEL brasileira, no desfile da Victoria's Secret, em Nova York. Beautiful Brazilian TOPMODEL Fernanda Tavares.



"Abro minhas asas para embelezar
Não as preciso para voar.
Vou longe por mim mesma
Minha vontade me conduz...
Tiro minhas vestes e solto os cabelos
Deixo-me levar pelos ventos...

Não preciso de embalagem e máscaras
Não tenho vergonha de ser e querer.
Não preciso prender-me, conter-me...
Abro-me toda, dou-me por completa.

Assim eu sou...
Desde que do casulo saí
Nada mais me prende.
Aprendi a me soltar
Sem ter medo de cair..."

Carolina Salcides





AMENIDADES (Para descontrair):


1. A CERVEJA MATA?
Sim. Sobretudo se a pessoa for atingida por uma caixa de cerveja com
garrafas cheias. Anos atrás, um rapaz, ao passar pela rua, foi
atingido por uma caixa de cerveja que caiu de um caminhão levando-o a
morte instantânea. Além disso, casos de infarto do miocárdio em idosos
teriam sido associados as propagandas de cervejas com modelos
boazudas.

2. O USO CONTINUO DO ALCOOL PODE LEVAR AO USO DE DROGAS MAIS PESADAS?
Não. O álcool é a mais pesada das drogas: uma garrafa de cerveja pesa
cerca de 900 gramas .

3. CERVEJA CAUSA DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA?
Não. 89,7% dos psicólogos e psicanalistas entrevistados preferem uísque.

4. MULHERES GRÁVIDAS PODEM BEBER SEM RISCO?
Sim. Está provado que nas blitz a polícia nunca pede o teste do
bafômetro pras gestantes. E se elas tiverem que fazer o teste de andar
em linha reta, sempre podem atribuir o desequilíbrio ao peso da
barriga.

5. CERVEJA PODE DIMINUIR OS REFLEXOS DOS MOTORISTAS?
Não. Uma experiência foi feita com mais de 500 motoristas: foi dada
uma caixa de cerveja para cada um beber e, em seguida, foram colocados
um por um diante do espelho. Em nenhum dos casos, os reflexos foram
alterados.

6. A BEBIDA ENVELHECE?
Sim. A bebida envelhece muito rápido. Para se ter uma idéia, se você
deixar uma garrafa ou lata de cerveja aberta ela perderá o seu sabor
em aproximadamente quinze minutos.

7. A CERVEJA ATRAPALHA NO RENDIMENTO ESCOLAR?
Não, pelo contrário. Alguns donos de faculdade estão aumentando suas rendas
com a venda de cerveja nas cantinas e bares na esquina.

8. O QUE FAZ COM QUE A BEBIDA CHEGUE AOS ADOLESCENTES?
Inúmeras pesquisas vinham sendo feitas por laboratórios de renome e todas
indicam, em primeiríssimo lugar, o garçom.

9. CERVEJA ENGORDA?
Não. Quem engorda é você.

10. A CERVEJA CAUSA DIMINUIÇÃO DA MEMÓRIA?
Que eu me lembre, não.

Nenhum comentário: