sábado, 13 de dezembro de 2008

"QUERELLE", o filme!

"QUERELLE", o filme!

Paixão e morte são os temas centrais do romance de Jean Genet adaptado para o cinema pelo alemão Rainer Werner Fassbinder. Interpretado por Brad Davis como Querelle, o personagem central é um marinheiro amoral, que provoca paixões violentas em homens e mulheres, detonando neles impulsos de morte. Os cenários são estilizados e o clima homoretótico predomina neste que é o último e mais gay filme de Fassbinder.
A história de um jovem marinheiro, Querelle, que se vê deslumbrado diante do seu poder de seduzir e deixar a todos fascinados. O filme é uma adaptação livre do livro de Jean Genet. Fassbinder explicou sua obra, numa entrevista pouco antes de morrer:



"Eh o romance mais profundamente extremista de toda a literatura mundial. Na realidade, a história em si, se for isolada da imagem do mundo de Genet, apresentaria pouco interesse, seria apenas uma banal história policial. Por outro lado, existe o modo de Genet contar esta história, sua imaginação excessiva, que dá vida a um mundo que, a princípio, nos parece estranho, um mundo que parece existir apenas em função de suas próprias leis, e que encontra suas origens em uma mitologia inteiramente extraordinária.”

A história de um jovem marinheiro, Querelle, que se vê deslumbrado diante do seu poder de seduzir e deixar a todos fascinados, fascina a todos.



Neste Video existem cenas fortes de sexo e de violencia.


Um filme franco-alemao, de 1982.

O filme inteiro atrai o espectador e ao mesmo tempo causa repulsa. Mexe em coisas como morte e violência, paixão, sexo. As proibições, os tabus e o desejo.

É um filme diferente tanto na forma como no conteúdo. O cenário é visivelmente gravado em estúdio. Não que isso seja algo negativo. Pelo contrário, dá uma teatrilização a história. Embora a luz recaia mais nos atores, ficando um aspecto sombrio em volta, ao mesmo tempo que angustia um pouco, também nos envolve aquela atmosfera carregada de erotismo.



O filme aborda um tema polemico: homossexualismo… Diria que bem provocador àqueles que discriminam. A única personagem feminina é a mais idosa. Não sei se por algo freudiano… Mas ela faz uma ponte entre Querelle e os personagens do Bar/Cabaré.

Querelle é um marinheiro que se envolve com homens e mulheres no porto de Brest (França). Em busca de prazer, fomenta desejos, envereda pela marginalidade e, finalmente, pela criminalidade, tornando-se ladrão e serial killer. Tenta, dessa forma, através da violência, sentir e dar prazer. Até que seus próprios desejos o obrigam a tentar abandonar sua passividade e demonstrar suas emoções.

Each man kills the thing he loves ("Todo homem mata aquilo que ama").

Video com cenas fortes de sexo e violencia.



“Todo homem mata aquilo que ama“ ("Each man kills thing he loves"), musica cantada por Jeanne Moreau, pontua a subversão nesse filme. Há um crime, que termina por envolver várias pessoas, as que desembarcaram no porto, e as que vivem ali. Quem morreu? Quem matou? O que tem Querelle com toda essa história?
Em Brest, no porto, havia um bordel. Nele, o dono (um negro chamado Nono) disputava nos dados com os clientes sua sorte para aquela noite. Os que ganhavam, escolhiam a mulher que desejavam e passavam a noite com ela. Os que perdiam, ficavam com Nono.
O irmão de Querelle está no bordel e tem um caso com a dona, esposa de Nono – Lysianne (a espetacular atriz francesa Jeanne Moreau). Querelle vai até lá e encontra seu irmão. No bordel, aceita a aposta de Nono. A cena em si, no filme, não é tão explícita. Mesmo assim, todo o filme apresenta uma tensão sexual pesada e, dependendo da fantasia de quem assiste, pode ser extremamente excitante ou grotesco.



Este Video contem cenas fortes de sexo e violencia.

Último filme do diretor Fassbinder (1945-1982), que teria se suicidado com uma overdose de drogas. É um testamento de suas preocupações, dedicado ao namorado que ele mais amou. "Querelle" é altamente estilizado, atemporal, com forte teor homossexual e inspirado num perturbador livro de Jean Genet. Fez grande sucesso por causa de suas ousadias.

Para apreciar este belissimo filme, é preciso conhecer melhor a obra de Jean Genet, escritor elogiado pelo filósofo Jean Paul Sartre que nunca abdicou da marginalidade e que falava em "assassinato como um ato santificado". Difícil de seguir para o espectador casual, "Querelle" assume sua teatralidade, tendo sido inteiramente rodado em estúdio, com cenários artificiais, nos quais os pilares do cais são torres fálicas..



Fassbinder trata da ambigüidade das relações sexuais: amor-morte, humilhação-ternura, dor-prazer, desejo-desprezo. Há textos esparsos durante todo o filme e a epígrafe é a famosa frase de Oscar Wilde, cantada por Jeanne Moreau: "Todo mundo mata aquilo que ama". Sem dúvida, um filme transgressor.

O jovem que era quando ali chegara, o homem que se transformou em tão pouco tempo, é o que ficamos conhecendo. E os outros personagens também.
Querelle subverte a ordem de um jeito que encanta a todos. Mas fica difícil antever quem irá gostar desse personagem.


Video com cenas fortes de sexo e violencia.


Elenco
Brad Davis ... Querelle
Jeanne Moreau ... Lysiane
Franco Nero ... Seblon
Laurent Malet ... Roger Bataille
Hanno Pöschl ... Robert/Gil
Günther Kaufmann ... Nono
Burkhard Driest ... Mario


Rainer Werner Fassbinder fez tambem "As Lágrimas Amargas de Petra von Kant" (sobre o mesmo tema: homossexualismo) que foi encenada no teatro carioca (depois percorreu varias capitais brasileiras) pelas extraordinarias atrizes brasileiras Ferananda Montenegro e Renata Sorrah. E com grande sucesso.

Os atores: Brad Davis (foi o ator principal do extraordinario filme "Midnight Express"; Franco Nero, ator italiano, fez inumeros filmes; Jeanne Moreau (extraordinaria atriz francesa de muitos filmes consagrados, entre ele, "Jules et Jim").



Video com fotos de sexo e violencia.


"Querelle" foi encenado tambem no teatro carioca, tendo no elenco os atores Gerson Brenner (como Querelle); Humberto Martins; e Rogeria; entre outros.

O filme em si é excelente para todos aqueles que estejam dispostos a compreender melhor uma visão contextual (Marinheiros, Homens, Crimes e Polícia), sobre uma parte da sexualidade humana, deve ver esse filme, que não carregara estereótipos nas cenas, trata também de machismo, e é cinematograficamente falando o “pai do extraordinafio filme “Dogville” (com Nicole Kidman). Os cenários “sem paredes”, assim como a inclusão de textos ao longo, levam a crer que, Querelle é de certa maneira uma das fortes influências do cineasta Lars Von Trier para que ele filmasse, anos depois, "Dogville". A começar pelo título “Querelle - Dogville” que parece um trocadilho.



Um filme fantastico, extraordinario!

Fontes: Valéria Miguez ; Rubens Ewald Filho.

Nenhum comentário: