quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

"Em Algum Lugar do Passado" ("Somewhere in Time"): um filme inesquecivel!

Uma belissima "historia" de um grande amor, em um filme maravilhoso, romantico e que "toca" a sensibilidade de qualquer um.

Universidade de Millfield, maio de 1972. Richard Collier (Christopher Reeve) é um jovem teatrólogo que conhece na noite de estréia da sua primeira peça uma senhora, idosa, que lhe dá um antigo relógio de bolso enquanto, em tom de súplica, lhe diz: "volte para mim". Ele fica supreso e sem saber o que esta acontecendo. Ela se retira sem dizer mais nada, deixando Richard intrigado enquanto volta para seu quarto no Grand Hotel. Chicago, 1980. Richard não consegue terminar sua nova peça, assim decide viajar sem destino certo para poder pensar melhor no que tinha acontecido e na volta resolve se hospedar, de novo, no Grand Hotel.

Lá resolve visitar o Salão Histórico, que está repleto de antiguidades e curiosidades do hotel, e fica encantado com a fotografia de uma belissima mulher. Como não havia plaqueta de identificação, Richard procura Arthur Biehl (Bill Erwin), um antigo funcionário do hotel, que diz para Richard que o nome dela é Elise McKenna (Jane Seymour), uma atriz muito famosa que fez uma peça no teatro do hotel em 1912. Collier fica tão obcecado com a beleza do rosto de Elise que decide não partir e então vai até uma biblioteca próxima, onde pesquisa sobre Elise McKenna.

Para sua surpresa descobre que Elise é a mesma mulher que lhe deu o relógio, que ele carrega até hoje. Richard então procura Laura Roberts (Teresa Wright), que escreveu o artigo sobre Elise. Inicialmente ela não o recebe bem, mas quando ele mostra o relógio, Laura fica espantada, pois era uma objeto de estimação que ela nunca se separava e sumiu na noite em que ela morreu, ou seja, na noite em que falou com Richard. Ao conversar mais calmamente com Laura, Richard toma consciência que ele e Elise tinham vários fatores em comum, mas parece que para achar a peça que falta deste bastante intricado quebra-cabeças ele terá de ir em algum lugar do passado para tentar resolver isso, mas para isto precisa se desligar totalmente do presente. Com a ajuda de auto hipnose, ele consegue voltar no tempo e se encontra com ela.

Logo, ambos se apaixonam, o que nao eh visto com bons olhos pelo agente dela (atriz). Conseguirah o amor deles sobreviver a diferenca temporal que existe entre eles? E poderah Collier permanecer em uma epoca ao qual nao pertence?

Baseado no livro de Richard Matheson. Logo após o estouro de Superman, Christopher Reeve volta aos tempos antigos em clima de puro romance. Ele interpreta Richard Collier, um jovem dramaturgo que, em um luxuoso hotel, depara-se com o retrato de Elise McKenna, belíssima atriz que ali se hospedara há muitos anos.



Apaixona-se pela fotografia e procura saber tudo sobre a bela mulher, já falecida. A obsessão é tanta que ele, certo de que ambos viveram um romance naqueles tempos e naquele hotel, faz uso da hipnose para voltar ao passado.

E, no encontro dos dois, a paixão explode, mas com muitos obstáculos. Depois, ele retorna ao presente, mas chega a conclusao que seu lugar nao eh mais no presente e sim no passado, ao lado daquela mulher que ele tanto ama. E torna a fazer uso da auto-hipnose para voltar definitivamente ao passado e ficar ao lado daquela mulher que eh verdadeiramente o seu grande amor, superando todos os obstaculos que se apresentaram.

Uma linda história de amor para aqueles românticos que ainda acreditam no amor. Um dos mais belos filmes que jah assisti. Eh daqueles filmes que assistir somente uma vez nao eh o suficiente. Inesquecivel! Belissimo!

Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Figurino.

Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Trilha Sonora.






"Em Algum Lugar do Passado"
(Somewhere In Time, USA, 1980)

Elenco:
Christopher Reeve, Jane Seymour
Christopher Plummer, Bill Erwin
George Voskovec, Susan French

Direção: Jeannot Szwarc
Produção: Stephen Deutsch
Fotografia: Isidore Mankofsky
Trilha Sonora: John Barry









Filme: "Em Algum Lugar do Passado", um dos mais belos filmes que jah assisti.










"Em Algum Lugar do Passado" (Somewhere in Time), filme.











"Em Algum Lugar do Passado" ("Somewhere in Time"), Trailer do filme











Musica do filme, linda e sentimental, cantada por Michael Crawford, mostando cenas do filme.









"Em algum lugar do passado"

(Augusta Schimidt)

Em algum lugar do passado
Busco a esperança guardada
Para aliviar hoje, esta minha dor.

Em algum lugar do passado
Busco o poder do tempo
Para que me traga a razão
Para que eu volte a ter ilusão.

Em algum lugar do passado
Procuro o amor que deixei guardado
Os sonhos adormecidos
Para serem um dia, revividos.

Em algum lugar do passado
Busco a juventude,
A garra
A vontade de viver
Que no tempo se perdeu

Ainda bem,
Que em algum lugar do passado
Deixei tudo bem guardado
Para que um dia eu pudesse
Trazer de volta a semente

Plantar e fazer brotar o chão
Passagem presente para as glorias do futuro.


Nenhum comentário: