terça-feira, 25 de novembro de 2008

Carmem Miranda, a pequena notavel!




Belissimo Video, apresentando Carmem Miranda vestida de baiana, dancando e cantando "Aquarela do Brasil" e "Tico Tico no Fuba", misturando desenho animado, com o Pato Donald e o Ze Carioca.

Carmem Mianda foi a maior cantora que o Brasil exportou. Ela marcou uma epoca.
Carmem Miranda marcou tanto com seu jeito de cantar, revirando os olhos, mexendo as mãos e gingando, com seu sorriso contagiante e a graça de seus trajes cheios de balangandãs, que até hoje, mais de 40 anos após sua morte, é o símbolo brasileiro mais conhecido no mundo.



Mais do que uma voz, foi um fenômeno do show business norte-americano. Aportando nos Estados Unidos no início da Segunda Guerra Mundial, representou vivamente a terra desconhecida e exótica, cheia de coqueiros, bananas, abacaxis, atendendo às necessidades fantasiosas e consumistas do povo norte-americano e alcançando a glória e a fortuna.

De volta ao Brasil, depois de um ano ausente, foi recebida sob vaias em um show no Cassino da Urca, que abriu cantando "South American Way". Em resposta bem-humorada ao público, lançou logo em seguida novo show, "Disseram que Voltei Americanizada", de Vicente Paiva e Luiz Peixoto.



Nascida Maria do Carmo Miranda da Cunha, em Marco de Canavezes, Portugal, em
9 de fevereiro de 1909, veio com 1 ano para o Rio de Janeiro. Depois de apresentar-se em bares cariocas interpretando Carlos Gardel, aos 20 anos gravou seu primeiro disco, com músicas como "Não Vá Sim'bora" e "Se o Samba É Moda", de Josué de Barros, e se apresentou pela primeira vez no rádio, com "Iaiá Ioiô", também de Josué de Barros.

Tornou-se famosa ao gravar a marcha carnavalesca "Pra Você Gostar de Mim" ("Taí", 1931), de Jubert de Carvalho, que vendeu mais de 35 mil discos.

Em meio aos foliões, participou, em 1933, de seu primeiro longa-metragem, o documentário "A Voz do Carnaval", de Adhemar Gonzaga e Humberto Mauro.

Seu último filme no Brasil foi lançado às vésperas do Carnaval de 1938: "Bananas da Terra", de João de Barro, no qual interpretou pela primeira vez a música "O Que É Que a Baiana Tem?", de Dorival Caymmi, lançando definitivamente para o sucesso tanto o compositor como sua baiana estilizada.



A convite do empresário norte-americano Lee Schubert, embarcou com o grupo Bando da Lua para os Estados Unidos, em 1939.

Estreou na Broadway (Nova York), cativando de imediato a crítica e o público norte-americanos.



Quatro anos depois, fez seu melhor filme, "The Gang's All Here" (1943), dirigido por Busby Berkeley, no qual faz o número mais famoso: "The Lady in the Tutti-Frutti Hat", cantando num cenário tropicalíssimo, com bananas gigantescas se movendo.

Foram ao todo 14 filmes no exterior, rodados de 1940 a 1953.

Faleceu de um ataque do coracao em 5 de Agosto de 1955, em Beverly Hills, California, Estados Unidos, no auge de sua carreira.

Carmem Miranda foi uma "estrela do Brasil", "a pequena notavel"!


Carmem Miranda, dancando e cantando a musica "Chica Chica Boom" no filme americano "That Night in Rio" ("Uma Noite no Rio"). Lindo Video.


Carmem Miranda, dancando e cantando a linda musica "O que eh que a baiana tem?" Video raro.


"South American Way" eh a musica que Carmem Miranda canta e danca com sua graca, alegria, simpatia e muito charme, encantando a todos. Esta musica foi regravada, muitas decadas depois, pela extraordinaria cantora Marisa Monte. Video muito bonito.

Alo, Alo, Taí, Carmen Miranda
Elis Regina
Composição: Maneco / Wilson Diabo / Heitor

Uma pequena notável
Cantou muitos sambas
É motivo de carnaval
Pandeiro, camisa listrada
Tornou a baiana internacional

Seu nome corria chão
Na boca de toda gente
Que grilo é esse
Vou embarcar nessa onda
É o Império Serrano que canta
Dando uma de Carmen Miranda

Cai, cai, cai, cai, quem mandou escorregar
Cai, cai, cai, cai, eu não vou te levantar
Cai, cai, cai, cai, quem mandou escorregar
Cai, cai, cai, cai, é melhor se levantar...


Elis Regina canta a musica "Alo, Alo, Tai, Camem Miranda", samba enredo da Escola de Samba carioca Imperio Serrano, em 1972. Belissima musica, maravilhosa interpretacao de Elis Regina. Video imperdivel!



"Tai" ("Tai, eu fiz tudo para voce gostar de mim, oh meu bem nao faz assim comigo nao, voce tem que me dar seu coracao...), belissima musica (marchinha de Carnaval), cantada por Carmem Miranda. Foi o maior sucesso. Video imperdivel!


"Tai!" ("Eu fiz tudo pra voce gostar de mim")
Carmen Miranda
Composição: Joubert de Carvalho

Tai!
Eu fiz tudo
Pra você gostar de mim
Ó meu bem
Não faz assim comigo não
Você tem, você tem
Que me dar seu coração

Meu amor não posso esquecer
Se dá alegria faz também sofrer
A minha vida foi sempre assim
Só chorando as mágoas
Que não têm fim

Essa estória de gostar de alguém
Já é mania que as pessoas têm
Se me ajudasse, Nosso Senhor
Eu não pensaria mais no amor

Nenhum comentário: