sábado, 2 de agosto de 2008

Eliana Macedo, a grande "estrela" do cinema brasileiro, dos anos 50 e 60, que o Brasil "esqueceu"!




























A fluminense Eliana Macedo foi a grande estrela do cinema brasileiro, nos anos 50 e 60, e o Brasil se "esqueceu" dela.

Eliana Macedo nasceu em Portela, pequena cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro, no dia 21 de setembro de 1926, e foi registrada como Ely de Souza Macedo, filha do maestro Elias Lourenco de Souza e de Elia Macedo de Souza.

Dona Elia era irma do famoso produtor e diretor do cinema brasileiro Watson Macedo. Eliana Macedo "entrou" para o cinema "por acaso".

Tendo ido ao Rio de Janeiro visitar seu tio Watson Macedo, foi ao estudio da Atlantida Cinematografica, no bairro da Tijuca, RJ, e a atriz que deveria chegar para fazer o papel principal, nao apareceu, e seu tio Watson Macedo sugeriu que ela substituisse a tal atriz. De principio, Eliana Macedo ficou indecisa, mas depois, acabou aceitando e foi seu triunfo. O maior sucesso no cinema. No Rio, o cinema foi a sua vida.

Ely de Souza Macedo, Nascimento: 21 de Setembro de 1926
Natural de: Portela - 3º distrito de Itaocara, interior do Rio de Janeiro, Brasil
Essa grande estrela do cinema nacional nasceu em Portela (3º distrito de Itaocara), em 25 de setembro de 1925, filha do maestro Elias Lourenço de Souza e D. Élia Macedo de Souza, esta, irmã do produtor Watson Macedo.

Contracenou com grandes nomes do cinema nacional, da epoca, tais como , Cyll Farney, Adelaide Chiozzo, Oscarito, Anselmo Duarte, Grande Otelo, José Lewgoy, Fada Santoro, Ankito, Zeze Macedo, Dercy Gonçalves, Josette Bertal, Renata Fronzi, e outros.

Seu grande momento foi no filme Carnaval no Fogo em que ela protagonizou duas mulheres. Esse filme recebeu o prêmio de melhor filme do ano.

E foi também um momento de auto-afirmação para Eliana Macedo. Seu tio e protetor Watson Macedo, diretor do filme, tinha peferência por Cacilda Becker ou Maria Della Costa, mas a direção da Atlântida impôs Eliana. E foi um Sucesso.

A grande atriz itaocarense contracenou com Herval Rossano em "Samba em Brasília" e com Augusto Cézar Vanucci em "Alegria de Viver".

A entrada definitiva de Eliana no estrelato do cinema brasileiro foi com "Aviso aos Navegantes", que deu mesma sorte para Anselmo Duarte.

Seu último trabalho foi na novela "Feijão Maravilha" da Rede Globo. Faleceu no Rio de Janeiro em 1990 como viuva do radialista Renato Murci.

A atriz e cantora Adelaide Chiozzo foi a grande amiga de Eliana Macedo, tanto nos filmes quanto na vida real.

Seus filmes levavam multidoes aos cinemas. Era a epoca da "chanchada" do cinema nacional.

Eliana Macedo, em seus filmes, alem de atriz, era cantora, dancarina, a heroina, a vila, era uma atriz completa. Com a chegada do "Cinema Novo", os diretores "esqueceram" de Eliana Macedo, e o publico, por sua vez, tambem.

Eliana Macedo nasceu em Portela, terceiro distrito do município de Itaocara, lá seu avô incentivou filhos e netos a tocarem algum instrumento musical, formando a banda XV de novembro, tendo Eliana como intérprete da banda.

Sua primeira atuação em filmes foi no "E o mundo se diverte", em 1948, sendo dirigida por Watson Macedo (seu tio) ao lado de Carlos Manga, que foi responsável pela época áurea da Atlântida Cinematográfica, fez o primeiro filme. Watson Macedo dirigiu Macedo por quase toda a sua vida. Nos filmes, em vários números musicais imitou por várias vezes os trejeitos de Carmen Miranda. Eliana Macedo foi um grande sucesso.

Seu grande momento como atriz foi no filme "Carnaval de fogo", de 1949, em que ela fez dois papéis (de duas mulheres). Watson Macedo tinha preferência pelas atrizes Maria Della Costa e Cacilda Becker, mas os diretores da Atlântida, impuseram Eliana e foi um sucesso.

Estrela das chanchadas da Atlântida Cinematografica, fez cerca de 26 filmes.

Contracenou com artistas que marcaram época tais como Oscarito, Anselmo Duarte, Cyll Farney, Trio Irakitã, José Lewgoy, Grande Otelo, entre muitos outros.

Cantou, gravou e interpretou seus filmes com a Adelaide Chiozzo e seu acordeão, sobressaindo os sucessos "Pedalando", de Anselmo Duarte/Bené Nunes, "Bate o bombo Sinfrônio", "Encosta sua cabecinha" e "Vem cá sabiá".

Casou-se com o pioneiro do rádio no Brasil, o radialista da rádio Nacional, do Rio de Janeiro,atual CBN, Renato Murce, em 1950, causando muitos comentários, devido a grande diferença de idade.

Em 1954 foi agraciada com o Prêmio Saci - de melhor atriz, com o filme "A outra face do homem".

Morreu devido a um enfarto

Participação especial:

Na telenovela Feijão Maravilha, contacenou com a sua amiga de chanchadas Adelaide Chiozzo, e cantavam alguns sucessos dos musicais dos filmes da Atlântida Cinematográfica =(em 1979) - TV Globo.


Discografia:

"Queria ser patroa"/"Com pandeiro na mão" - 1953 - gravadora Copacabana = 78rpm
"Beijinho Doce"/"Cabeça inchada" - 1954 - gravadora Copacabana - 78rpm
"Ele...ela...e o outro"/"Procura do samba" - 1955 - gravadora Continental - 78rpm.

Filmografia:

1948 - E o mundo se diverte
1949 - Carnaval no fogo
1950 - A sombra da outra
1950 - Aviso aos navegantes - Anselmo Duarte entra definitivamente no cinema.
1951 - Aí vem o barão
1952 - Carnaval Atlântida - canta com Grande Otelo, a música "No tabuleiro da baiana", de Ary Barroso
1953 - Amei um bicheiro
1954 - A outra face do homem
1954 - Malandros em quarta dimensão
1954 - Nem Sansão nem Dalila
1955 - Sinfonia Carioca
1955 - Guerra ao samba
1956 - Vamos com calma
1956 - Depois eu conto
1957 - Doutora é muito viva
1957 - Rio fantasia
1957 - O barbeiro que se vira
1958 - E o espetáculo continua
1958 - Alegria de viver - contracena com Augusto Cesar Vanucci
1959 - Titio não é sopa
1960 - Maria 38
1960 - Samba em Brasília - contracena com Herval Rossano
1961 - Três colegas de batina
1964 - Um morto ao telefone
1974 - Assim era a Atlântida
1978 - Mulheres de cinema (curtametragem)

E era sempre a atriz principal nos filmes que participou.

Eh! Eliana Macedo "partiu" e "nos deixou".

Fonte: Wikipedia

4 comentários:

Unknown disse...

Estava assistindo a um trecho de um filme no Canal Brasil, chamado Depois eu Conto, e me surpreendi com a beleza e espontaneidade da atuação da atriz Eliana Macedo. Foi muito interessante ter me aprofundado na rica história da carreira desta grande brasileira, infelizmente muito pouco conhecida pelas pessoas da minha geração. Parabéns pelo trabalho de pesquisa e principalmente pelo carinho com que trataram a memória desta fantástica atriz!

williams disse...

Concordo com o que Romeu escreveu.Sou fã do cinema nacional especialmente de chanchada brasileira.Acho a atriz e cantaora Eliana Macedo,exelente,bonita e versatel. Tenho varios filmes em dvd desta fabulosa atriz.Gostaria muita de ter o filme:Carnaval no Fogo, pois o meu está deteriorado com cortes,alem da imagem e som de má qualidade.

Unknown disse...

Tenho 32 anos, moro no Rio e graças ao Canal Brasil tenho tido a oportunidade de conhecer a "história em movimento" de meu país através desses maravilhosos filmes. E com isso conhecendo maravilhosos artistas como essa delícia de pessoa, Eliana Macedo, infelismente a grande mídia esqueceu esses tesouros. Será a cidade de Itaocara fez alguma homenagem aos Macedo? Alguém saberia me informar? Alô Prefeito, Vereadores?

CLARY disse...


Do alto de meus quase setenta anos de idade, emociono-me relembrando as tardes de domingo quando, no cinema do bairro, íamos, minhas primas e eu, ver Oscarito, Grande Otelo...Eliana, linda Eliana...A mocinha que todas as meninas queriam ser. Voz suave, quase música. Olhar ainda mais belo que os olhos lindos e aquelas "covinhas" simpáticas a iluminar todos os sorrisos e expressões. Saudade, grande saudade daquelas tardes, do cinema do meu bairro, das primas e de você Eliana querida que partiu sem despedida para ficar para sempre em nossos corações. Beijão Eliana, qualquer dia a gente se encontra.