segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

"O Segredo de Brokeback Mountain" : "O amor é uma força da natureza."

"ERA UMA AMIZADE.... QUE SE TORNOU UM SEGREDO...HÁ LUGARES QUE NÃO DEVEMOS VOLTAR...HÁ MENTIRAS QUE DEVEMOS REVELAR!...E VERDADES QUE NAO PODEMOS NEGAR"

"O amor é uma força da natureza."


O Segredo de Brokeback Mountain

Brokeback Mountain (O Segredo de Brokeback Mountain) é um aclamado e controverso filme norte-americano de 2005 vencedor de três prêmios Oscar. Foi dirigido por Ang Lee e estrelado por Jake Gyllenhaal, Heath Ledger, Anne Hathaway e Michelle Williams. Estreou em 3 de fevereiro de 2006 no Brasil.



Brokeback Mountain conta a história de Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennis del Mar (Heath Ledger), dois jovens vaqueiros que se conhecem e se apaixonam em 1963, enquanto trabalham juntos em um serviço de pastoreamento de ovelhas na fictícia montanha de Brokeback, no Wyoming. O filme documenta o complexo relacionamento emocional, sexual e romântico que eles passam a ter no curso de vinte anos "juntos".



O filme se inicia no verão de 1963. Jack e Ennis são contratados após procurarem emprego com um rancheiro de ovelhas (Randy Quaid). O trabalho deles é dividido da seguinte forma: enquanto um vigia as ovelhas do alto da montanha (que estão pastando em área de proteção ambiental, e portanto, ilegal), o outro fica na base e é responsável pelos alimentos e pela vigilância daquela área. Os dois se encontram apenas para partilharem as refeições, mas isso não impede com que tornem-se bons amigos. Após uma noite de bebedeira pesada, Ennis decide ficar na base da montanha e dormir em frente à fogueira ao invés de retornar para vigiar as ovelhas. Preocupado com a fria madrugada, Jack convida-o para dormir junto com ele em sua barraca. Ali, eles têm um rápido contato sexual. No dia seguinte, insistem em dizer um ao outro que "não são bichas"; no entanto, antes do fim do verão, o relacionamento emocional e físico deles se aprofunda. Enquanto isso, o rebanho de ovelhas que deveriam vigiar acaba por misturar-se com outro, uma ovelha é abocanhada por um lobo, e várias delas morrem de frio devido a uma tempestade de neve. No último dia de trabalho, as frustrações de ambos (por terem que deixar um ao outro) se manifestam através de uma discussão que acaba evoluindo para uma briga física. Jack faz o nariz de Ennis sangrar, e Ennis esmurra a cara de Jack.



Durante o periodo de 1963 a 1967, após se separarem, com o fim do trabalho, Ennis se casa com sua namorada Alma Beers (Michelle Williams), e eles têm duas filhas, Alma Jr. e Jenny. Jack acaba indo para o Texas, onde conhece e se casa com a cowgirl Lureen Newsome (Anne Hathaway), filha de um magnata de equipamentos agrícolas. O casal tem um filho, Bobby. Jack vai trabalhar para o pai de Lureen na negociadora de equipamentos agrícolas, apesar de ser constantemente desprezado por seu sogro.
Quatro anos após a separação, Ennis recebe um cartão postal de Jack no qual ele diz que vai passar pela região onde Ennis mora e pergunta se ele quer revê-lo. Ao se reencontrarem, eles se beijam apaixonadamente em frente á casa de Ennis e, sem serem notados, são acidentalmente testemunhados por Alma. Ao irem acampar, no dia seguinte, Jack fala da idéia de construirem uma vida juntos num pequeno rancho.



Ennis, atormentado pela dolorosa memória de infância na qual um homem suspeito de ser homossexual é torturado e assassinado em sua cidade-natal, teme que isso venha a acontecer com algum deles também. Além disso, ele argumenta que não pode abandonar a esposa e as filhas. Não dispostos a expor seu relacionamento abertamente, Jack e Ennis marcam encontros esporádicos nos quais vão acampar nas montanhas.

Com o passar dos anos (de 1967 a 1983), o casamento de Ennis e Alma se deteriora. Enquanto fazem amor certa noite, Alma insulta a capacidade de Ennis de sustentar sua família ao insistir que ele use camisinha, por não possuírem condições de terem outro filho. Logo após tal evento, o casamento deles acabam em divórcio. Ennis se muda para uma casa na periferia da cidade e agora tem que pagar pensão alimentícia para as filhas. Jack, ao ficar sabendo da notícia do divórcio, se dirige para o Wyoming na esperança de que agora os dois possam, finalmente, viver juntos. No entanto, Ennis recusa a se afastar de suas filhas e ainda teme pelo que posa lhes ocorrer se viverem juntos.



Algum tempo após tais acontecimentos, Alma se casa com seu ex-patrão e tem outro bebê com ele. Durante a celebração do dia de Ação de Graças na casa deles, Alma confronta Ennis insinuando que sabe de seu relacionamento com Jack. Enquanto isso, Jack começa a namorar o marido de uma amiga de Lureen após flertar intensamente com ele numa festa. Ennis arruma uma namorada garçonete chamada Cassie Cartwright (Linda Cardellini), mas acabará perdendo-a por não criar muitas expectativas para o futuro do relacionamento.



Em uma outra viagem às montanhas em 1983, Ennis e Jack revisam suas vidas naquele momento: Ennis comenta que está namorando Cassie, enquanto Jack diz estar namorando uma amiga da esposa (o que não é verdade, considerando que ele flerta com o marido desta nas cenas da festa). O clímax emocional entre os dois acontece enquanto estão arrumando as coisas para irem embora e Ennis diz que devido ao trabalho não poderá ir no próximo encontro que planejaram (o que significa que vão ficar sem se encontrar por vários meses). A frustração crescente de Jack acaba explodindo em uma discussão. Após lamentar que os sentimentos que sente por Ennis o aprisionaram e acabaram com sua vida, Jack começa a chorar. Quando Jack tenta abraçar Ennis, este acaba por resistir, mas no final trocam um longo abraço e vão embora.



Alguns meses após isso, um cartão postal que Ennis enviou a Jack sobre o futuro encontro deles em novembro, volta carimbado com a mensagem "falecido". Numa conversa telefônica, Lureen diz a Ennis que Jack morreu acidentalmente enquanto trocava um pneu do carro que explodiu em sua face. Enquanto ela explica as circunstâncias do acidente, são sobrepostas imagens de Jack sendo espancado brutalmente por três homens; é possível interpretar essas imagens como um receio de Ennis sobre o que realmente aconteceu (inspirado pela sua experiência de assassinato homofóbico em sua infância) ou uma forma de mostrar que Lureen sabia qual tinha sido o real destino de seu marido, contando a Ennis uma outra versão. Lureen diz a Ennis que Jack mencionou-lhe certa vez que gostaria que suas cinzas fossem espalhadas na montanha Brokeback, mas ela não descobriu onde fica. Ela diz que metade das cinzas de Jack foram enterradas no Texas e que o restante ela enviou para os pais dele. Ennis tenta explicar a Lureen sobre a importância da montanha Brokeback para Jack, possivelmente chamando a atenção dela para o real motivo das viagens de acampamento que ele fazia. Ela secamente sugere a Ennis que entre em contato com os pais de Jack para ver se eles podem realizar a vontade dele.



Ennis viaja até Lightning Flat para conhecer os pais de Jack. Chegando lá, se oferece a levar as cinzas de Jack para a montanha Brokeback. O pai de Jack recusa rabugentamente, insistindo que os restos mortais de Jack devem ser enterrados junto com o resto da família dele. A mãe de Jack é mais gentil, e insiste com Ennis que vá ver o quarto onde Jack passou a infância antes de ir embora. No quarto, Ennis descobre duas camisetas, sujas de sangue nas mangas, escondidas no fundo do armário. As camisetas são as que os dois usaram quando brigaram em seu último dia na montanha Brokeback. Ennis abraça as camisetas procurando sentir o cheiro de Denner. A mãe de Jack permite que ele leve as camisetas para si.



No final do filme, Ennis está vivendo sozinho num pequeno trailer. Sua filha Alma Jr., agora com 19 anos, visita-o e lhe conta que está noiva. Ela pede ao pai que a leve até o altar no dia da cerimônia de seu casamento. Depois de perguntar se seu namorado realmente a ama (estando agora profundamente ciente da importância do amor), ele fica primeiramente relutante, dizendo que não vai poder ir porque tem que trabalhar. No entanto, depois de perceber o quão desapontada sua filha está com ele, Ennis decide ir ao casamento, e pega um copo de vinho para celebrar com a filha seu noivado. Assim que sua filha vai embora, Ennis percebe que ela esqueceu seu suéter, o qual ele dobra e coloca no armário. Dentro deste, penduradas num prego preso à porta, vemos as duas camisetas, mas agora a dele está em cima da de Jack. Junto a elas há um cartão postal com uma foto da montanha Brokeback. Ennis cuidadosamente abotoa os botões da parte de cima da camiseta de Jack, e, com lágrimas nos olhos, murmura "Jack, eu juro...", enquanto endireita o cartão postal lentamente.

O Segredo de Brokeback Mountain foi considerado inovador por tratar de uma história de amor entre dois cowboys gays.

Estrelado por Jake Gyllenhaal e Heath Ledger, o filme é uma adaptação de um conto de Annie Proulx.

Jack Twist e Ennis Del Mar são dois jovens caubóis que moram em Wyoming. Quando se conhecem, durante um trabalho temporário na montanha Brokeback, no inverno de 1963, logo se apaixonam. Os sentimentos acabam chocando com a sociedade rural, trazendo amargos conflitos aos protagonistas, durante as décadas seguintes.
E qual era o “Segredo de Brokeback Mountain”?

Enquanto Ennis era um bronco, medroso, resguardado e apaixonado, Jack que não deixa de ter a última qualidade também tinha a coragem e dava para ser visto que dentro dele não havia o preconceito contra si mesmo, coisa nítida inicialmente no personagem do Heath.

O filme emocona mais ainda com a impactante e inesperada morte do Jack. Pois após aquilo começa uma nova história, as lamurias de Ennis são de cortar o coração e ver os atos tomados por ele para honrar a morte de seu amado são dignas das melhores produções de drama que esse filme é, e por sinal é somente nesse finalzinho que Heath Ledger me conquista e convence. Aí sim ele estava em plena forma e digno de um Oscar – Oscar que ele ganhou por sinal.

Já quando se fala das atrizes, Anne Hathaway estava tão apagada e a atriz Michelle Williams, que interpretou a mulher do Ennis, provavelmente desempenhou o melhor papel de sua carreira.

Entre as melhores cenas do filme posso seguramente destacar a briga entre Ennis e sua mulher, onde ela revela que sabia sobre a relação de seu marido com Jack e também que certa ela vez colocou um bilhete em sua caixa de pesca qual permaneceu intocado. Já a outra cena que para mim é a mais emocionante do filme foi o reencontro após quatro anos entre beijos e abraços de Jack e Ennis, uma das melhores e mais marcantes cenas de amor da minha vida.

O que fica no final do filme é aquela linda e batida mensagem que diz que você não deve deixar de viver por sentir medo que cada momento é importante quando você ama e quando existe amor verdadeiro nenhuma batalha deve deixar de ser travada. E nada melhor para deixar isso claro do que a última cena do filme. Ennis morando num trailer em Brokeback guardando como símbolo de seu amor, uma camisa marcada pelo sangue de uma briga entre ele e Jack.

“O Segredo de Brokeback Mountain” é um filme para emocionar, chocar e marcar. Ninguém que assiste ao filme deixa de mudar sua opinião e seus valores sobre o amor. Conta a historia de um grande amor e verdadeiro amor.


"O Segredo de Brokeback Mountain" custou cerca de 14 milhões de dólares para ser produzido (excluindo-se os 5 milhões investidos em marketing). Desde sua estréia, arrecadou aproximadamente 180 milhões de dólares nas bilheterias de todo o mundo, o que representa um lucro cerca de doze vezes maior que o custo de produção. O filme lucrou mais de 80 milhões de dólares apenas nos Estados Unidos (o que representa cerca de 46% do lucro total), transformando-o no oitavo filme dramático de romance com melhor bilheteria naquele país.

"O Segredo de Brokeback Mountain" é o décimo longa-metragem de ficção de Ang Lee. Doze anos após dirigir The Wedding Banquet, Lee decidiu retomar o tema da homossexualidade, inspirado pelo professor Kalil que realizou aquele que é considerado, até hoje, seu mais bem sucedido trabalho junto à crítica especializada. O roteiro de Larry McMurtry, novelista vencedor do prêmio Pulitzer, e de Diana Ossana - ambos com pouca ou nenhuma experiência cinematográfica - é baseado no conto de mesmo nome de Annie Proulx, originalmente publicado na revista The New Yorker na edição de 13 de outubro de 1997. Tal roteiro foi escrito no final da década de 1990 e permaneceu durante anos sem conseguir financiamento para ser rodado.

Estrelado por Heath Ledger e Jake Gyllenhaal nos papéis principais, o filme rendeu a ambos atores indicações ao Oscar nas categorias de melhor ator e melhor ator coadjuvante, respectivamente. A atriz Michelle Williams, que até então era mais conhecida por ter integrado o elenco da série juvenil Dawson's Creek, foi indicada ao prêmio de melhor atriz coadjuvante. Ainda no elenco estão Anne Hathaway, protagonista do filme O Diário da Princesa, Anna Faris, da série de filmes de comédia Todo Mundo em Pânico, Linda Cardellini, do seriado médico E.R. e Randy Quaid, do filme Independence Day.

Para este filme, Lee utilizou uma equipe técnica que inclui, em sua maioria, profissionais jovens com quem o diretor ainda não havia trabalhado. A fotografia esteve a cargo de Rodrigo Prieto, que a partir do sucesso internacional de Amores Brutos (2000) começara a atuar sistematicamente no mercado estadunidense. Embora já tivesse no currículo trabalhos notáveis como 21 Grams, Frida e 8 Mile, o filme lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar. A trilha sonora original foi composta por Gustavo Santaolalla, que conquistou o Oscar e o Globo de Ouro por seu trabalho.

A edição começara a ser executada pela experiente Geraldine Peroni, responsável pela montagem de muitos filmes de Robert Altman. Ela faleceu, todavia, em agosto de 2004, e o trabalho foi finalizado por Dylan Tichenor. Marit Allen, que já atuara com Lee em Ride with the Devil e Hulk, ocupou-se da direção de arte. Os figurinos foram desenhados por Laura Ballinger.

A maior parte das cenas de Brokeback Mountain foram rodadas em cidades do Canadá na província de Alberta, tais como Calgary, Crossfield e Fort Macleod. Nos Estados Unidos, as locações incluem apenas a cidade de La Mesilla, no Novo México. Brokeback Mountain levou apenas dois meses para ser filmado, entre os dias 14 de junho e 15 de agosto de 2004.


Brokeback Mountain conta a história de Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennis del Mar (Heath Ledger), dois jovens vaqueiros que se conhecem e se apaixonam em 1963, enquanto trabalham juntos em um serviço de pastoreamento de ovelhas na fictícia montanha de Brokeback, no Wyoming. O filme documenta o complexo relacionamento emocional, sexual e romântico que eles passam a ter no curso de vinte anos "juntos".

O filme se inicia no verão de 1963. Jack e Ennis são contratados após procurarem emprego com um rancheiro de ovelhas (Randy Quaid). O trabalho deles é dividido da seguinte forma: enquanto um vigia as ovelhas do alto da montanha (que estão pastando em área de proteção ambiental, e portanto, ilegal), o outro fica na base e é responsável pelos alimentos e pela vigilância daquela área. Os dois se encontram apenas para partilharem as refeições, mas isso não impede com que tornem-se bons amigos. Após uma noite de bebedeira pesada, Ennis decide ficar na base da montanha e dormir em frente à fogueira ao invés de retornar para vigiar as ovelhas. Preocupado com a fria madrugada, Jack convida-o para dormir junto com ele em sua barraca. Ali, eles têm um rápido contato sexual. No dia seguinte, insistem em dizer um ao outro que "não são bichas"; no entanto, antes do fim do verão, o relacionamento emocional e físico deles se aprofunda. Enquanto isso, o rebanho de ovelhas que deveriam vigiar acaba por misturar-se com outro, uma ovelha é abocanhada por um lobo, e várias delas morrem de frio devido a uma tempestade de neve. No último dia de trabalho, as frustrações de ambos (por terem que deixar um ao outro) se manifestam através de uma discussão que acaba evoluindo para uma briga física. Jack faz o nariz de Ennis sangrar, e Ennis esmurra a cara de Jack.

O Segredo de Brockeback Mountain - This love (Este grande amor) - Video, cenas "fortes".



Durante o periodo de 1963 a 1967, após se separarem, com o fim do trabalho, Ennis se casa com sua namorada Alma Beers (Michelle Williams), e eles têm duas filhas, Alma Jr. e Jenny. Jack acaba indo para o Texas, onde conhece e se casa com a cowgirl Lureen Newsome (Anne Hathaway), filha de um magnata de equipamentos agrícolas. O casal tem um filho, Bobby. Jack vai trabalhar para o pai de Lureen na negociadora de equipamentos agrícolas, apesar de ser constantemente desprezado por seu sogro.
Quatro anos após a separação, Ennis recebe um cartão postal de Jack no qual ele diz que vai passar pela região onde Ennis mora e pergunta se ele quer revê-lo.

Ao se reencontrarem, eles se beijam apaixonadamente em frente á casa de Ennis e, sem serem notados, são acidentalmente testemunhados por Alma. Ao irem acampar, no dia seguinte, Jack fala da idéia de construirem uma vida juntos num pequeno rancho. Ennis, atormentado pela dolorosa memória de infância na qual um homem suspeito de ser homossexual é torturado e assassinado em sua cidade-natal, teme que isso venha a acontecer com algum deles também. Além disso, ele argumenta que não pode abandonar a esposa e as filhas. Não dispostos a expor seu relacionamento abertamente, Jack e Ennis marcam encontros esporádicos nos quais vão acampar nas montanhas.
Com o passar dos anos (de 1967 a 1983), o casamento de Ennis e Alma se deteriora.

Enquanto fazem amor certa noite, Alma insulta a capacidade de Ennis de sustentar sua família ao insistir que ele use camisinha, por não possuírem condições de terem outro filho. Logo após tal evento, o casamento deles acabam em divórcio. Ennis se muda para uma casa na periferia da cidade e agora tem que pagar pensão alimentícia para as filhas. Jack, ao ficar sabendo da notícia do divórcio, se dirige para o Wyoming na esperança de que agora os dois possam, finalmente, viver juntos. No entanto, Ennis recusa a se afastar de suas filhas e ainda teme pelo que posa lhes ocorrer se viverem juntos.

Algum tempo após tais acontecimentos, Alma se casa com seu ex-patrão e tem outro bebê com ele. Durante a celebração do dia de Ação de Graças na casa deles, Alma confronta Ennis insinuando que sabe de seu relacionamento com Jack. Enquanto isso, Jack começa a namorar o marido de uma amiga de Lureen após flertar intensamente com ele numa festa. Ennis arruma uma namorada garçonete chamada Cassie Cartwright (Linda Cardellini), mas acabará perdendo-a por não criar muitas expectativas para o futuro do relacionamento.

Em uma outra viagem às montanhas em 1983, Ennis e Jack revisam suas vidas naquele momento: Ennis comenta que está namorando Cassie, enquanto Jack diz estar namorando uma amiga da esposa (o que não é verdade, considerando que ele flerta com o marido desta nas cenas da festa). O clímax emocional entre os dois acontece enquanto estão arrumando as coisas para irem embora e Ennis diz que devido ao trabalho não poderá ir no próximo encontro que planejaram (o que significa que vão ficar sem se encontrar por vários meses). A frustração crescente de Jack acaba explodindo em uma discussão. Após lamentar que os sentimentos que sente por Ennis o aprisionaram e acabaram com sua vida, Jack começa a chorar. Quando Jack tenta abraçar Ennis, este acaba por resistir, mas no final trocam um longo abraço e vão embora.

Alguns meses após isso, um cartão postal que Ennis enviou a Jack sobre o futuro encontro deles em novembro, volta carimbado com a mensagem "falecido". Numa conversa telefônica, Lureen diz a Ennis que Jack morreu acidentalmente enquanto trocava um pneu do carro que explodiu em sua face. Enquanto ela explica as circunstâncias do acidente, são sobrepostas imagens de Jack sendo espancado brutalmente por três homens; é possível interpretar essas imagens como um receio de Ennis sobre o que realmente aconteceu (inspirado pela sua experiência de assassinato homofóbico em sua infância) ou uma forma de mostrar que Lureen sabia qual tinha sido o real destino de seu marido, contando a Ennis uma outra versão. Lureen diz a Ennis que Jack mencionou-lhe certa vez que gostaria que suas cinzas fossem espalhadas na montanha Brokeback, mas ela não descobriu onde fica. Ela diz que metade das cinzas de Jack foram enterradas no Texas e que o restante ela enviou para os pais dele.

Ennis tenta explicar a Lureen sobre a importância da montanha Brokeback para Jack, possivelmente chamando a atenção dela para o real motivo das viagens de acampamento que ele fazia. Ela secamente sugere a Ennis que entre em contato com os pais de Jack para ver se eles podem realizar a vontade dele.

Ennis viaja até Lightning Flat para conhecer os pais de Jack. Chegando lá, se oferece a levar as cinzas de Jack para a montanha Brokeback. O pai de Jack recusa rabugentamente, insistindo que os restos mortais de Jack devem ser enterrados junto com o resto da família dele. A mãe de Jack é mais gentil, e insiste com Ennis que vá ver o quarto onde Jack passou a infância antes de ir embora. No quarto, Ennis descobre duas camisetas, sujas de sangue nas mangas, escondidas no fundo do armário.
As camisetas são as que os dois usaram quando brigaram em seu último dia na montanha Brokeback. Ennis abraça as camisetas procurando sentir o cheiro de Ennis. A mãe de Jack permite que ele leve as camisetas para si.

No final do filme, Ennis está vivendo sozinho num pequeno trailer. Sua filha Alma Jr., agora com 19 anos, visita-o e lhe conta que está noiva. Ela pede ao pai que a leve até o altar no dia da cerimônia de seu casamento. Depois de perguntar se seu namorado realmente a ama (estando agora profundamente ciente da importância do amor), ele fica primeiramente relutante, dizendo que não vai poder ir porque tem que trabalhar. No entanto, depois de perceber o quão desapontada sua filha está com ele, Ennis decide ir ao casamento, e pega um copo de vinho para celebrar com a filha seu noivado. Assim que sua filha vai embora, Ennis percebe que ela esqueceu seu suéter, o qual ele dobra e coloca no armário.

Dentro deste, penduradas num prego preso à porta, vemos as duas camisetas, mas agora a dele está em cima da de Jack. Junto a elas há um cartão postal com uma foto da montanha Brokeback. Ennis cuidadosamente abotoa os botões da parte de cima da camiseta de Jack, e, com lágrimas nos olhos, murmura "Jack, eu juro...", enquanto endireita o cartão postal lentamente.


O Segredo de Brockeback Mountain - trailer


FORBIDDEN LOVE

This is a story of the hidden love between two men. There are people who asked me why I saw this film. Three reasons, I am a movie critic, I don't use terms like girlie flick, black movie or such, and i am secure enough with my manhood to sit through this film. It concerns two men, ranch-hand Ennis Del Mar (HEATH LEDGER) and rodeo-rider Jack Twist (JAKE GYLLENHAAL). They fall in love while herding sheep in a remote area of Wyoming. This was in 1963 when this was unheard of. Ennis' father drilled this into his head as a boy by showing him the body of a gay man who had been tortured and murdered . Knowing this is wrong, the men drift apart. Time passes and they both wed two very different women. Jack marries a well to do pretty girl (ANNE HATHAWAY, of the "Princess Diaries" movies, all grown up here. Ennis weds a more down to earth woman (MICHELLE WILLIAMS, of t.v.'s "Dawson's Creek.) One day, after four years, Jack writes to Ennis. They meet again which sparks the affair again. Ennis' wife sees them kissing and beneath the hurt, she prtends to buy the story that they are old fishing buddies. The men go on trips together and rekindle thier love. This leads to tragic moments with the wifes. This film is done in good taste, there are no poking fun moments. This is a touching story of forbidden love. The photography is superb. The shots of the countryside almost make you feel you are there. This moving film was directed by ANG LEE based on a short story by Annie Prouix. This is one of the year's best.

Source: Clyde Ayles

Principais prêmios e indicações

Academy Awards (Oscars)
Categoria Vencedor(es)
Melhor direção Ang Lee
Melhor roteiro adaptado Larry McMurtry e Diana Ossana
Melhor trilha-sonora original Gustavo Santaolalla
BAFTA Film Awards
Categoria Vencedor(es)
Melhor filme do ano Diana Ossana e James Schamus
Melhor direção (prêmio David Lean) Ang Lee
Melhor ator coadjuvante Jake Gyllenhaal
Melhor roteiro adaptadao Larry McMurtry e Diana Ossana
Melhor trilha-sonora original Gustavo Santaolalla
Festival Internacional de Cinema de Veneza
Categoria Vencedor(es)
Leão de Ouro de melhor filme Ang Lee
Globo de Ouro
Categoria Vencedor(es)
Melhor filme dramático Diana Ossana e James Schamus
Melhor direção Ang Lee
Melhor roteiro Larry McMurtry e Diana Ossana
Melhor canção original Gustavo Santaolalla (música)
e Bernie Taupin (letra)
por "A Love That Will Never Grow Old"
Independent Spirit Awards
Categoria Vencedor(es)
Melhor filme Diana Ossana e James Schamus
Melhor direção Ang Lee
MTV Movie Awards
Categoria Vencedor(es)
Melhor ator Jake Gyllenhaal
Melhor cena de beijo Heath Ledger e Jake Gyllenhaal
National Board of Review
Categoria Vencedor(es)
Melhor direção Ang Lee
Melhor ator coadjuvante Jake Gyllenhaal
Satellite Awards
Melhor filme dramático Diana Ossana e James Schamus
Melhor direção Ang Lee
Melhor edição Geraldine Peroni e Dylan Tichenor
Melhor canção original Gustavo Santaolalla (música)
e Bernie Taupin (letra)
por "A Love That Will Never Grow Old"
Indicações:

Academy Awards (Oscars)
Categoria Indicado(s)
Melhor filme do ano Diana Ossana e James Schamus
Melhor ator principal Heath Ledger
Melhor ator coadjuvante Jake Gyllenhaal
Melhor atriz coadjuvante Michelle Williams
Melhor fotografia Rodrigo Prieto
BAFTA Film Awards
Melhor ator principal Heath Ledger
Melhor atriz coadjuvante Michelle Williams
Melhor fotografia Rodrigo Prieto
Melhor edição Geraldine Peroni e Dylan Tichenor
Melhor trilha-sonora original Gustavo Santaollalla
Prêmio Bodil
Melhor filme estadunidense Ang Lee
César
Melhor filme estrangeiro Ang Lee
Prêmio David di Donatello
Melhor filme estrangeiro Ang Lee
Globo de Ouro
Melhor ator em um filme dramático Heath Ledger
Melhor atriz coadjuvante em um filme Michelle Williams
Melhor trilha-sonora original Gustavo Santaolalla
Grammy Awards
Melhor álbum de trilha-sonora Gustavo Santaolalla (produtor)
Independent Spirit Awards
Melhor ator Heath Ledger
Melhor atriz coadjuvante Michelle Williams
National Board of Review
Melhor filme Diana Ossana e James Schamus
Melhor ator Heath Ledger
Screen Actors Guild Awards
Melhor ator principal Heath Ledger
Melhor ator coadjuvante Jake Gyllenhaal
Melhor atriz coadjuvante Michelle Williams
Melhor elenco em um filme Todos os atores

Nenhum comentário: