sábado, 31 de janeiro de 2009

YUL BRYNNER : "OS DEZ MANDAMENTOS" !


O ator Yul Brynner, no filme "Os Dez Mandamentos" (The Ten Commandments (1956) , em que interpreta o Farao Ramses II, nesse belissimo filme. Yul Brynner fez otimos filmes, entre os quais, "O Rei e Eu" (The King and I (1956), ao lado da linda e excelente Deborah Kerr, e "Anastasia" (1997)) , ao lado de Ingrid Bergman; "Salomao e a Rainha de Saba" (Solomon and Sheba (1959), ao lado da belissima Gina Lollobrigida.

Nesse maravilhoso filme, "Os Dez Mandamentos", o diretor Cecil B. DeMille leva às telas a clássica história de Moisés, criado como irmão do faraó e destinado a ser o líder do povo hebreu contra a dominação dos egípcios. Com Charlton Heston e Yul Brynner. Vencedor do Oscar de Efeitos Especiais.

A épica vida de Moisés (Charlton Heston), desde recém-nascido, quando foi colocado nas águas em um cesto e acabou sendo adotado por uma princesa egípcia, até quando descobre sua real condição e decide liderar seu povo que, escravizado pelos egípcios, anseia pela liberdade.

"Os Dez Mandamentos" ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Especiais, além de ter sido indicado em outras 6 categorias: Melhor Filme, Melhor Direção de Arte, Melhor Som, Melhor Edição, Melhor Fotografia A Cores e Melhor Figurino A Cores.

O diretor Cecil B. DeMille sofreu um ataque cardíaco durante as filmagens de "Os Dez Mandamentos". O diretor ficou alguns dias afastados dos sets de filmagens, mas logo retornou ao trabalho, contrariando as ordens dos médicos.

A primeira escolha de Cecil B. DeMille para interpretar o papel de Moisés em "Os Dez Mandamentos" foi o ator William Boyd, que terminou recusando o papel e abrindo espaço para a contratação de Charlton Heston.

Para criar no filme o efeito da tempestade de areia, o diretor Cecil B. DeMille pediu emprestado à Força Aérea Egípcia uma máquina especial, destinada a criar ventanias.

O ator H.B. Warner, velho amigo de Cecil B. DeMille, tem em Os Dez Mandamentos seu último papel com falas no cinema. Warner no filme interpreta um senhor de idade que pede para morrer, durante a sequência do êxodo dos hebreus pelo deserto.

Inicialmente, o responsável pela música de Os Dez Mandamentos seria Victor Young, que trabalhava com Cecil B. DeMille desde 1940. Entretanto, Young não pôde aceitar o convite para este novo trabalho, devido a motivos de saúde, o que abriu espaço para a contratação de Elmer Bernstein.

"Os Dez Mandamentos" é a refilmagem do filme de mesmo nome lançado em 1923 e dirigido também por Cecil B. DeMille. Além disto, esta 2ª versão do diretor inspirou o longa de animação "O Príncipe do Egito", lançado 42 anos depois.



Com um grande elenco, Charlton Heston (Moisés); Yul Brynner (Ramsés); Anne Baxter (Nefretiri); Edward G. Robinson (Dathan); Yvonne De Carlo (Sephora); Debra Paget (Lilia); John Derek (Joshua); Cedric Hardwicke (Seti); Nina Foch (Bithiah); Martha Scott (Yochabel); Judith Anderson (Memnet); Vincent Price (Baka); John Carradine (Aaron); Olive Deering (Miriam); Douglass Dumbrille (Jannes); Cecil B. DeMille (Deus - voz); Richard Farnsworth (Condutor da carruagem); Robert Vaughn; e outros, que fizeram de "Os Dez Mandamentos" um filme grandioso, espetacular, imperdivel!

Nenhum comentário: