quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Renata Sorrah, uma das maiores e melhores atrizes brasileiras.






Atriz essencialmente de teatro e de televisão,a extraordinaria Renata Sorrah fez até agora poucos filmes, mas entrou para a história do cinema brasileiro ao participar do marco do Cinema Marginal, "Matou a Família e Foi ao Cinema", de Júlio Bressane.





Renata Sorrah começou sua carreira fazendo teatro amador, ainda adolescente. Desde então, esse veículo passa a ser o preferido da atriz, onde encena espetáculos importantes ao longo de sua trajetória. No final dos anos 60, a atriz estréia no cinema e na televisão e passa então a privilegiar seus trabalhos entre o palco e a telinha. No cinema, Renata Sorrah tem seu primeiro grande momento em "Matou a Família e Foi ao Cinema" - sua cena de amor e de morte com a atriz Márcia Rodrigues, ao som de Roberto Carlos, é um dos momentos inesquecíveis do cinema nacional. A atriz, que tem poucos trabalhos nas telas, cai nas graças do genial cineasta Júlio Bressane, e é escalada por ele para mais dois filmes: "Cuidado Madame" e "O Mandarim".



Em 1985, Renata Sorrah volta a ter um grande papel ao interpretar uma repórter em "Avaeté – Semente da Vingança", de Zelito Viana. E para fechar sua trilogia de papéis importantes no cinema, em 2002 dá vida à uma decadente cantora no excelente filme "Madame Satã", de Karim Ainouz. Pequenas mas expressivas participações em “A Dona da História” e “Nina” são seus últimos trabalhos até agora.

Filmes em que Renata Sorrah participou:

- "Matou a Família e Foi ao Cinema" (1969), de Júlio Bressane;
- "A Vida Provisória" (1969), de Maurício Gomes Leite;
- "Cuidado Madame" (1970), de Júlio Bressane;
- "Lua de Mel e Amendoim" (1971), de Fernando do Barros e Pedro Carlos Rovai;
- "Avaeté – Semente da Vingança" (1985), de Zelito Viana;
- "O Mandarim" (1995), de Julio Bressane;
- "Madame Satã" (2002), de Karim Ainouz;
- "A Dona da História" (2004), de Daniel Filho;
- "Nina" (2004), de Heitor Dhalia.



Na Televisao (TV Globo), fez diversas novelas, em que "dah vida" com muito talento aos seus personagens: quem nao se lembra da "Nazare" da novela "A Senhora do Destino", (de Gilberto Braga) na TV Globo, em que interpreta a "vilan" (nao eh erro ao escrever, apenas escrevi assim para nao aparecer como "vila", pois aqui nos Estados Unidos nao existem acentos para as palavras). Renata Sorrah "rouba" a cena na novela, e sua interpretacao foi tao magistral que conseguiu ofuscar a atriz principal da novela, a talentosa Suzana Vieira, e a novela "passa a ser dela". E a "Leonor" da novela "Brilhante" (do otimo autor Gilberto Braga)?




Em todas as novelas que participou, Renata Sorrah transforma seus personagens em "papeis marcantes".

No teatro, fez inumeras pecas, entre elas "As Lagrimas Amargas de Petra Von Kant" (ao lado de Fernanda Montenegro) como tambem a comedia "Eh" (de Millor Fernandes, e tambem ao lado de Fernanda Montenegro e Fernando Torres), dois grandes sucessos.


Renata Sorrah, no teatro, ao lado das inesqueciveis Dina Sfat e Sandra Brea.


Renata Sorrah ao lado da maravilhosa e inesquecivel atriz Dina Sfat.


Renata Sorrah ao lado da atriz Suzana Vieira na novela "Duas Caras", da TV Globo.



Renata Sorrah, uma atriz completa! Uma das mais talentosas atrizes do nosso cinema, teatro e da televisao no Brasil. Simplesmente Fantastica!

Nenhum comentário: