terça-feira, 22 de julho de 2008

Montgomery Clift, a sensibilidade e o imenso talento de um grande ator.




Montgomery Clift e John Wayne no filme "Red River" ("Rio Vermelho"), uma versao mais antiga e mais "moderada" do excelente "Brokeback Mountain".


Montgomery Clift, Burt Lancaster e Frank Sinatra, tres grandes atores, no intervalo da filmagem de "From Here to Eternity" ("A Um Passo da Eternidade").



Montgomery Clift em duas cenas do filme "I Confess" ("Eu Confesso"), filme realizado em 1953, e estrelado tambem pela bela atriz Anne Baxter e o otimo Karl Malden, e dirigido pelo "mestre do suspense", Alfred Hitchcok.



Montgomery Clift e Elizabeth Taylor no filme "A Place in the Sun" ("Um Lugar ao Sol").


"Um lugar ao Sol" ("A Place in the Sun"), filme:
"Um operário com sonhos de ascensão social engravida uma colega de trabalho. Porém, quando uma jovem rica se apaixona por ele e a antiga namorada ameaça atrapalhá-lo ele pensa em assassiná-la. Dirigido por George Stevens (de "Os Brutos Também Amam") e com os excelentes Montgomery Clift, Elizabeth Taylor e Shelley Winters. Vencedor de 6 Oscars."
Premiações
- Ganhou 6 Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Diretor, Melhor Fotografia - Preto e Branco, Melhor Figurino - Preto e Branco, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora e Melhor Roteiro. Recebeu ainda três indicações, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (Montgomery Clift) e Melhor Atriz (Shelley Winters).

E Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme - Drama.
Este é o 1º de 3 filmes em que Montgomery Clift e Elizabeth Taylor atuaram juntos. Os demais foram A Árvore da Vida (1957) e De Repente, No Último Verão (1959).

- Refilmagem de Uma Tragédia Americana (1931).


"A Arvore da Vida" ("Raintree County), excelente filme com Elizabeth Taylor e Montgomery Clift.

Em 12 de maio de 1956, durante as filmagens de A Árvore da Vida, Montgomery Clift sofreu um sério acidente de carro ao retornar de uma festa na casa de Elizabeth Taylor. Kevin McCarthy, amigo do ator, presenciou o acidente de dentro de seu carro e retornou à casa de Taylor. De lá a atriz e seu marido, Michael Wilding, além do ator Rock Hudson, partiram imediatamente para o local do acidente.

Ao chegar Elizabeth Taylor entrou no carro de Montgomery Clift pela porta de trás, rastejou até o banco da frente e retirou dois dentes da garganta de Clift, que estavam sufocando-o.

O ator Rock Hudson conseguiu retirar Montgomery Clift de dentro do carro, com os atores impedindo que ele fosse fotografado pela imprensa até a chegada da ambulância.

A imprensa soube do acidente tão logo ele foi relatado na delegacia de polícia. Os primeiros repórteres chegaram ao local quando Montgomery Clift ainda estava dentro do carro.

Após 9 semanas de recuperação, Montgomery Clift retornou aos sets de filmagens e concluiu sua participação em A Árvore da Vida. Porém o ator enfrentou diversas dificuldades, já que teve que passar por várias operações plásticas e o lado esquerdo de sua face estava praticamente paralizado.

As filmagens ocorreram entre 2 de abril e 29 de agosto de 1956.

Até a época de seu lançamento era o filme mais caro já feito até então. Seu orçamento foi de US$ 5 milhões.



Filme extraordinario, "De Repente, no Ultimo Verao" (Suddenly Last Summer), com os tres grandes atores: Elizabeth Taylor, Montgomery Clift e Katherine Hepburn.

Este filme recebeu 3 indicações ao "Oscar", nas seguintes categorias: Melhor Atriz (Elizabeth Taylor e Katherine Hepburn) e Melhor Direção de Arte - Preto e Branco.

E ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz - Drama (Elizabeth Taylor).

"Clássico psicológico do grande diretor e roteirista Mankiewicz, de prender a atenção de qualquer um. Batalha de grandes atuações de Elizabeth Taylor e Katharine Hepburn, ambas indicadas ao Oscar por este filme."


Montgomery Clift era o melhor amigo de Elizabeth Taylor.

Em 1949, Montgomery Clift protagonizou um dos maiores classicos do cinema, "A Herdeia" ("The Heiress"), ao lado dos grandes talentos de Olivia De Haviland e Ralph Richardson. Eh um filme imperdivel.

Juntamente com Marlon Brando, Montgomery Clift personificou uma nova era de grandes talentos do cinema, em Hollywood. Montgomery Clift era um talento prodigo, intenso, e se recusou a se submeter a "maquina" gananciosa de Hollywood (que soh pensava nos lucros), e escolhia os seus proprios filmes. Um ator extremamente sensivel, canalizou a dor e o tormento de sua vida pessoal em suas densas interpretacoes nos filmes que atuava, se "entregando de corpo e alma" aos papeis que desempenhava, e assim, influenciando os novos atores que estariam por vir.
Montgomery Clift nasceu no dia 17 de outubro de 1920, em Omaha, NE. E faleceu aos 45 anos, de ataque do coracao, em Nova York, no dia 23 de julho de 1966. Atuou em varios filmes, excelentes, inclusive em "The Misfits", ao lado de Marilyn Monroe e Clark Gable.

Nenhum comentário: