sexta-feira, 3 de abril de 2009

"Não fecho os olhos mas não vejo nada... Não estão aqui as coisas que vejo..."


A belissima paulista Sandra Mara Ferreira, Miss Brasil 1973 e semifinalista (TOP 12) no Miss Universo realizado em Atenas, Grecia, onde participaram 61 jovens lindas de muitos paises.





"Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia.

A gente se acostuma a morar em apartamento de fundos e não ver vista que não sejam as janelas ao redor. E porque não tem vista logo se acostuma a não olhar para fora. E porque não olha para fora, logo se acostuma e não abrir de todo as cortinas. E porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, à medida que se acostuma, se esquece do sol, se esquece do ar, esquece da amplidão.

A gente se acostuma a acordar sobressaltado porque está na hora. A tomar café correndo porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder tempo. A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia.

A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. E aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz. E não aceitando as negociações de paz, aceitar ler todo dia de guerra, dos números, da longa duração.

A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: “hoje não posso ir”. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisa tanto ser visto.

A gente se acostuma a pagar por tudo o que se deseja e necessita. E a lutar para ganhar com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagará mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra.

A gente se acostuma a andar nas ruas e ver cartazes. A abrir as revistas e ler artigos. A ligar a televisão e assistir comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos.

A gente se acostuma à poluição, às salas fechadas de ar condicionado e ao cheiro de cigarros. À luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam à luz natural. Às bactérias de água potável. À contaminação da água do mar. À morte lenta dos rios. Se acostuma a não ouvir passarinhos, a não ter galo de madrugada, a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta por perto.

A gente se acostuma a coisas demais para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta lá.
Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente só molha os pés e sua o resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito que fazer, a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem muito sono atrasado.

A gente se acostuma a não falar na aspereza para preservar a pele. Se acostuma para evitar sangramentos, para esquivar-se da faca e da baioneta, para poupar o peito.

A gente se acostuma para poupar a vida.

Que aos poucos se gasta, e que, de tanto acostumar, se perde de si mesma."

Marina Colassanti






Alfred Deller - "Greensleeves"

Alfred Deller - "Greensleeves"
Alfred Deller - The tree Ravens - Greensleeves.






"Conta-se que vários bichos decidiram fundar uma escola. Para isso reuniram-se e começaram a escolher as disciplinas.

O Pássaro insistiu para que houvesse aulas de
vôo. O Esquilo achou que a subida perpendicular em árvores era fundamental. E o Coelho queria de qualquer jeito que a corrida fosse incluída.

E assim foi feito, incluíram tudo, mas...
cometeram um grande erro. Insistiram para que todos os bichos praticassem todos os cursos oferecidos.

O Coelho foi magnífico na corrida, ninguém corria como ele. Mas queriam ensiná-lo a voar.
Colocaram-no numa árvore e disseram: "Voa,
Coelho". Ele saltou lá de cima e "pluft"...
coitadinho! Quebrou as pernas. O Coelho não
aprendeu a voar e acabou sem poder correr também.

O Pássaro voava como nenhum outro, mas o
obrigaram a cavar buracos como uma topeira.
Quebrou o bico e as asas, e depois não conseguia voar tão bem, e nem mais cavar buracos.

SABE DE UMA COISA?

Todos nós somos diferentes uns dos outros e cada um tem uma ou mais qualidades próprias dadas por DEUS.

Não podemos exigir ou forçar para que as
outras pessoas sejam parecidas conosco ou tenham nossas qualidades.

Se assim agirmos, acabaremos fazendo com que elas sofram, e no final, elas poderão não ser o que queríamos que fossem e ainda pior, elas poderão não mais fazer o que faziam bem feito.

RESPEITAR AS DIFERENÇAS É AMAR AS PESSOAS COMO ELAS SÃO."

Rosana Rizzuti






=============================================



A belissima Fernanda Gomes, Miss Teresopolis (RJ). Caso seja eleita Miss Rio de Janeiro, a linda Fernanda vai tentar ser a Miss Brasil 2009.





"Houve um tempo, crianças, em que a gente não falava de sexo como quem fala de um pedaço de torta. Ninguém dizia Fulano comeu Beltrana, assim, com essa vulgaridade. Nada disso. Fulano tinha dormido com ela. Era este o verbo. O que os dois tinham feito antes de dormir, ou ao acordar, ficava subentendido. A informação era esta, dormiram juntos, ponto. Mesmo que eles não tivessem pregado o olho nem por um instante.

Lembrei desta expressão ao assistir Encontros e Desencontros. No filme, Bill Murray e Scarlett Johansson fazem o papel de dois americanos que hospedam-se no mesmo hotel em Tóquio e têm em comum a insônia e o estranhamento: estão perdidos no fuso horário, na cultura, no idioma, e precisando com urgência encontrar a si mesmos. Cruzam-se no bar. Gostam-se. Ajudam-se. E acabam dormindo juntos. Dormindo mesmo. Zzzzzzzzzzz.

A cena mostra ambos deitados na mesma cama, vestidos, conversando, quando começam a apagar lentamente, vencidos pelo cansaço. Antes de sucumbir ao mundo dos sonhos, ele ainda tem o impulso de tocar nela, que está ao seu lado, em posição fetal. Pousa, então, a mão no pé dela, que está descalço. E assim ficam os dois, de olhos fechados, capturados pelo sono, numa intimidade raramente mostrada no cinema.

Hoje, se você perguntar para qualquer pré-adolescente o que significa se divertir, ele dirá que é beijar muito. Fazer campeonato de quem pega mais. Beijar quatro, sete, treze. Quebram o próprio recorde e voltam pra casa sentindo um vazio estúpido, porque continuam sem a menor idéia do que seja um encontro de verdade, reconhecer-se em outra pessoa, amar alguém instintivamente, sem planejamento. Estão todos perdidos em Tóquio.

Intimidade é coisa rara e prescinde de instruções. As revistas podem até fazer testes do tipo: “descubra se vocês são íntimos, marque um xis na resposta certa”, mas nem perca seu tempo, a intimidade não se presta a fórmulas, não está relacionada a tempo de convívio, é muito mais uma comunhão instantânea e inexplicável. Intimidade é você se sentir tão à vontade com outra pessoa como se estivesse sozinho. É não precisar contemporizar, atuar, seduzir. É conseguir ir pra cama sem escovar os dentes, é esquecer de fechar as janelas, é compartilhar com alguém um estado de inconsciência. Dormir juntos é muito mais íntimo que sexo."

Martha Medeiros


=============================================


Luiza Caetano - "Santos, Anjos e Arcanjos"

Luiza Caetano - "Santos, Anjos e Arcanjos"
Luiza Caetano - "Santos, Anjos e Arcanjos" - Pintura de Luiza Caetano - Música: "Ave Maria" com Celine Dion - Montagem de Jorge Soares



"Há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica,
mas toda mágica é ilusão, e a ilusão não tira ninguém de onde está; em verdade a ilusão é
combustível dos perdedores, pois ...
Quem quer fazer alguma coisa, encontra um MEIO.
Quem não quer fazer nada, encontra uma DESCULPA..."

Roberto Shinyashiki




=============================================



A bela carioca Eliane Thompson, Miss Brasil 1970, em Miami Beach, Florida, USA, quando esteve disputando o Miss Universo, onde foi semifinalista. Uma belissima foto.




"Já andei por tantos caminhos e já vivi tantas coisas, que hoje vejo que o preconceito e discriminação estão em cada um de nós, e cabe a nós quebrá-los para que possamos viver numa sociedade mais justa e humana.

Hoje posso afirmar que:

"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

"Louco" é quem não procura ser feliz.

"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria.

"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão.

"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

"Diabético" é quem não consegue ser doce.

"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.

E "Miserável" somos todos que não conseguimos falar com Deus."

Renata Vilela





=============================================



"E a minha alegria manifesta-se por este gesto da raiva que não sinto."

Fernando Pessoa

Russell Watson: "Bridge Over Troubled Water"

Russell Watson: "Bridge Over Troubled Water"
Russell performs "Bridge Over Troubled Water" at his first ever USA concert at the Taj Mahal.



"Aprendi que se aprende errando
Que crescer não significa fazer aniversário.

Que o silêncio é a melhor resposta, quando se ouve uma bobagem.

Que trabalhar significa não só ganhar dinheiro.
Que amigos a gente conquista mostrando o que somos.
Que os verdadeiros amigos sempre ficam com você até o fim.
Que a maldade se esconde atrás de uma bela face.
Que não se espera a felicidade chegar, mas se procura por ela
Que quando penso saber de tudo ainda não aprendi nada
Que a Natureza é a coisa mais bela na Vida.
Que amar significa se dar por inteiro
Que um só dia pode ser mais importante que muitos anos.
Que se pode conversar com estrelas
Que se pode confessar com a Lua
Que se pode viajar além do infinito
Que ouvir uma palavra de carinho faz bem à saúde.
Que dar um carinho também faz...
Que sonhar é preciso
Que se deve ser criança a vida toda
Que nosso ser é livre
Que Deus não proíbe nada em nome do amor.
Que o julgamento alheio não é importante
Que o que realmente importa é a Paz interior."

"Não podemos viver apenas para nós mesmos.
Mil fibras nos conectam com outras pessoas;

e por essas fibras nossas ações vão como causas

e voltam pra nós como efeitos."

(Herman Melville)





=============================================




A bonita Deborah Carthy-Deux, Miss Puerto Rico e Miss Universo 1985. Deborah foi eleita Miss Universo 1985 em Miami, Florida, USA, disputando o titulo com outras 78 Misses de diversos paises. A Miss Brasil 1985, a linda e sensual carioca Marcia Gabrielle (Márcia Giagio Canavezes de Oliveira), foi semifinalista (TOP 10).



"Nada se repete na travessia.
Longa despedida sem retorno.

Marcos de nunca mais
balizam o contínuo transformar-se.

Vivos desenhos de sombra
sublinham o passante
e se desvanecem
ao anoitecer."

Helena Kolody




=============================================

Simone - "Gota d'agua"

Simone - "Gota d'agua"



"Já lhe dei meu corpo, minha alegria
Já estanquei meu sangue quando fervia
Olha a voz que me resta
Olha a veia que salta
Olha a gota que falta
Pro desfecho da festa
Por favor
Deixe em paz meu coração
Que ele é um pote até aqui de mágoa
E qualquer desatenção, faça não
Pode ser a gota d'água"

Chico Buarqe de Holanda






A belissima Martha Vasconcelos, Miss Brasil e Miss Universo 1968, no momento em que foi coroada a mulher mais linda do mundo em 1968, em Miami Beach, Florida, USA, onde participaram 65 Misses de diversos paises.


"Não existe um caminho para ser feliz, mas ser feliz é o caminho." "A felicidade é uma viagem, e não um destino."

"O nosso amor não vai parar de rolar
De fugir e seguir como um rio
Como uma pedra que divide um rio
Me diga coisas bonitas

O nosso amor não vai olhar para trás
Desencantar, nem ser tema de livro
A vida inteira eu quis um verso simples
P'ra transformar o que eu digo

Rimas fáceis, calafrios
Fure o dedo, faz um pacto comigo
Num segundo teu no meu
Por um segundo mais feliz..."

(Bebel Gilberto/ Cazuza/ Dé)



"Mais Feliz" : Bebel Gilberto

"Mais Feliz" : Bebel Gilberto





A maravilhosa Gisele Bundchen, TOPMODEL brasileira (Brazilian TOPMODEL), e toda a sua sensualidade e beleza.



"Devemos falar de amor
O mais que pudermos,
Se houver clareza na alma,
Haverá beleza na pessoa.
Se houver beleza na pessoa,
Haverá harmonia na casa.
Se houver harmonia na casa,
Haverá ordem na nação.
Se houver ordem na nação,
Haverá paz no mundo."

Autor Desconhecido




"Eu quero, falando numa voz suave e embaladora,
como a dum confessor que aconselha, dizer-te o quanto a ânsia
de atingir fica aquém do que atingimos."

Fernando Pessoa




=============================================








A bela Akiko Kojima, Miss Japao e Miss Universo 1959. E a linda e escultural Vera Ribeiro, Miss Brasil 1959 e quinta colocada no Miss Universo. Akiko Kojima foi a primeira Miss Universo oriental a ser eleita.




"As Rosas do Tempo"

"Admirável espírito dos moços,
a vida te pertence. Os alvoroços,

as iras e entusiasmos que cultivas
são as rosas do tempo, inquietas, vivas.

Erra e procura e sofre e indaga e ama,
que nas cinzas do amor perdura a flama."

Carlos Drummond de Andrade
em Viola de Bolso I


=============================================


Ney Matogrosso - "Adeus Batucada"

Ney Matogrosso - "Adeus Batucada"


"Adeus Batucada"

"Adeus, adeus
Meu pandeiro do samba
Tamborim de bamba
Já é de madrugada

Vou-me embora chorando
Com meu coração sorrindo
E vou deixar todo mundo
Valorizando a batucada

Adeus, adeus
Meu pandeiro do samba
Tamborim de bamba
Já é de madrugada

Vou-me embora chorando
Com meu coração sorrindo
E vou deixar todo mundo
Valorizando a batucada

Em criança com samba eu vivia sonhando
Acordava e estava tristonho chorando

Jóia que se perde no mar
Só se encontra no fundo
Samba mocidade
Sambando se goza
Nesse mundo

E do meu grande amor
Sempre eu me despedi sambando
Mas da batucada agora me despeço chorando
E guardo no lenço esta lágrima sentida
Adeus batucada
Adeus batucada querida!!!"

Synval Silva




Adeus Batucada!

Ná Ozzetti (Cantora) : "Adeus Batucada" (musica)



"Viola Enluarada"

"A mão que toca um violão
Se for preciso faz a guerra,
Mata o mundo, fere a terra.
A voz que canta uma canção,
Se for preciso canta um hino,
Louva a morte.

Viola em noite enluarada
No sertão, é como espada,
Esperança de vingança.
O mesmo pé que dança um samba
Se preciso vai à luta,
Capoeira!

Quem tem de noite a companheira
Sabe que a paz é passageira
Pra defendê-la se levanta e grita :
Eu vou !

Mão, violão, canção, espada,
E viola enluarada,
Pelo campo e cidade

Porta-Bandeira, capoeira,
Desfilando, vão cantando,
Liberdade !

Quem tem de noite a companheira
Sabe que a paz é passageira
Pra defendê-la se levanta e grita :
Eu vou !

Porta-Bandeira, capoeira,
Desfilando, vão cantando,
Liberdade !

Paulo Sergio Valle e Marcos Valle


===========================================



A deslumbrante Marta Rocha, Miss Brasil 1954 e Vice Miss Universo, passando a faixa de Miss Brasil para a bonita e suave Emilia Correia Lima, Miss Brasil 1955, em Quitandinha, Petropolis, Rio de Janeiro.




"Não fecho os olhos mas não vejo nada... Não estão aqui as coisas que vejo..."

Fernando Pessoa



============================================

Nenhum comentário: